Ian McDonald

Ian McDonald, lendário músico do Prog conhecido por ser fundador do King Crimson e também do Foreigner, morreu aos 75 anos de idade no último dia 9 de Fevereiro.

McDonald tocava diversos instrumentos e foi o principal compositor do King Crimson em sua formação inicial, ficando na banda de 1967 até 1969, quando Robert Fripp assumiu o controle do grupo. Antes disso, entretanto, eles lançaram juntos o aclamado disco de estreia In the Court of the Crimson King.

Foi em 1976 que ele formou o Foreigner, aparecendo nos três primeiros discos da banda antes de ser demitido porque o guitarrista Mick Jones queria ter mais controle sobre as composições do grupo.

A causa de morte de Ian não foi revelada, mas um comunicado diz que ele “faleceu em paz na sua casa em Nova York, cercado pela família”. Que descanse em paz!

Ian McDonald, King Crimson e Foreigner

Talvez a contribuição mais marcante de Ian McDonald para a música seja o saxofone de “21st Century Schizoid Man”, grande clássico do King Crimson que chegou a ser sampleado por Kanye West na música “Power”.

Ele chegou a retornar à banda em 1974 por um breve período. Depois disso, tocou com Fripp como parte do projeto Centipede e com os outros membros originais do King Crimson na 21st Century Schizoid Band.

Já quanto ao período do Foreigner, McDonald disse que “não teria saído” se pudesse. Ainda assim, chegou a participar de shows de reunião em anos seguintes.

O final de sua carreira foi marcado pela banda Honey West, na qual tocava ao lado de seu filho Maxwell e com quem lançou apenas um disco intitulado Bad Old World em 2017.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!