David Draiman Disturbed
Foto: Reprodução/Youtube

Depois de aplaudir a remoção de todo o catálogo de Neil Young quando o veterano cantor deu um ultimato ao Spotify na polêmica envolvendo Joe Rogan, David Draiman disse que os serviços de streaming “salvaram a música”.

Em uma série de posts feitos no Twitter nesta quarta-feira (9), o vocalista do Disturbed, de 48 anos, mais uma vez se colocou ao lado do Spotify. Segundo Draiman, o serviço foi uma ferramenta fundamental para abolir o domínio da pirataria ilegal no mercado na última década (via Blabbermouth):

A todos aqueles atacando o Spotify, jovem ou velho, fariam muito bem lembrando de duas coisas chamadas PIRATARIA MUSICAL e SITES DE TORRENT. Antes do streaming aparecer, os artistas e a própria indústria da música estavam entrando em colapso. Por quê? Por causa dos chefes de gravadora que na época se recusavam a enxergar o futuro quando um jovem Sean Fanning e Sean Parker, os caras por trás daquela pequena startup chamada Napster, os abordaram com uma nova forma de chegar até os seus consumidores em níveis sem precedentes, e [os executivos] não os escutaram. Em vez disso, Fanning e Parker deixaram a Napster fazer o que fazia de graça. Pirataria e sites de torrent em breve seguiram essa perspectiva de que ‘música deveria ser de graça’. Artistas sofreram, gravadoras sofreram e a indústria quase colapsou. Precisou o STREAMING chegar para trazê-la de volta. O streaming tornou as gravadoras lucrativas de novo, fez os catálogos dos artistas lucrarem com royalties, e tornou a pirataria obsoleta. O streaming tornou o catálogo dos artistas em um legado, como o de Neil Young e outros tremendamente valiosos. Criou o ambiente atual onde pessoas podem ouvir suas músicas, e onde músicos têm a oportunidade de vender seus catálogos, o que aumentou seu valor, como Neil fez.

Draiman seguiu cutucando Young e outras celebridades da música que se voltaram contra o Spotify e mais uma vez falou do Napster:

Artistas, vocês querem culpar alguém? Culpem os chefes de gravadoras que não quiseram saber do Napster e se recusaram a adotar novas tecnologias em favor de um sistema antiquado que tinha uma margem de lucro melhor. Culpem seus advogados e seus empresários por não negociarem uma melhor porcentagem e seus respectivos contratos, e culpem a SI MESMOS por não prestarem atenção nisso. A maioria dos artistas por aí tem enriquecido com o streaming… e os fãs de música têm acesso a mais qualidade para acessar toda a música que existe. Em resumo, parem de reclamar, se eduquem e leiam a porra dos seus contratos. O streaming salvou a música. Queiram vocês aceitar ou não… essa é a VERDADE.

Veja a seguir as postagens de David Draiman no Twitter.

LEIA TAMBÉM: David Draiman (Disturbed) fala sobre as duas bandas que são sua “esperança” no Rock

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!