Dennis Wise como parte da bizarra ideia de Danny O'Day
Foto via CBS Broadcasting/Rolling Stone

As bandas de tributo já existem há muitos anos e algumas delas se destacam por sua dedicação na hora de planejarem seus visuais.

Normalmente, para suas performances, os profissionais desse ramo optam por roupas semelhantes às dos homenageados, uma maquiagem parecida ou até mesmo um cabelo que faça com que o público consiga relembrar do artista original.

Porém, um promotor de shows dos anos 70 foi além desses elementos citados acima e apostou na maneira mais inusitada possível para celebrar grandes nomes da música que já tinham falecido.

Como relata uma matéria especial da Rolling Stone, Danny O’Day reuniu artistas covers de Elvis Presley, Jim Morrison, Janis Joplin e Jim Croce, que já tinham semelhanças com os astros, e contratou cirurgiões plásticos para realizar alterações físicas nos cantores para torná-los ainda mais parecidos com as pessoas que estavam homenageando.

Danny O’Day e o bizarro Rock and Roll Heaven

Antes do grupo chamado Rock and Roll Heaven surgir, o primeiro cantor a topar o experimento de O’Day foi o imitador de Elvis, Dennis Wise.

O rapaz, que era um ex-vendedor de carros no Havaí, viajou para os Estados Unidos para tentar alcançar a fama com seu talento musical e realizou a cirurgia acreditando na ideia do promotor de que “a nostalgia do rock clássico seria um negócio lucrativo”.

Semanas depois da transformação que mexeu com seu nariz, bochechas e lábios, Wise fez sua estreia na televisão no Good Morning America, no início de 1978.

Apesar de O’Day ter conseguido marcar um show de uma semana na Flórida para Wise por US$15.000 (aproximadamente US$60.000 hoje), o relacionamento profissional foi interrompido após o músico relatar que não foi pago e processar o promotor.

Danny O’Day não se abalou com a desistência de Dennis Wise e foi aí que surgiu o Rock and Roll Heaven, que apresentaria ao público não apenas Elvis, mas também outros artistas covers.

Foi assim que ele encontrou os cantores Marc Hazebrouck, que interpretou Jim Croce; Duke O’Connell, que fez cover de Jim Morrison e Jesse Gamble e Erin Rhyne, que interpretaram respectivamente a versão masculina e feminina de Elvis Presley.

Os músicos também passaram por cirurgias mas, de acordo com a reportagem, os procedimentos foram menos invasivos comparados com a operação de Wise.

“Exército de clones”

Chamado por O’Day de seu “exército de clones”, o grupo não conseguiu alcançar o sucesso esperado pelo promotor.

A verdade é que a participação do Rock and Roll Heaven em programas de TV e a realização de shows em clubes, cassinos e feiras estaduais fez com que o grupo ganhasse uma notoriedade suficiente para que eles inspirassem duas paródias no famoso Saturday Night Live.

A primeira foi exibida em 1981 e se tratava de uma esquete sobre uma empresa de marketing desprezível da Rock and Roll Heaven que contou com a participação de Eddie Murphy. Lá, ele até fez uma piada sobre “os Três J’s – Jimi Hendrix, Janis Joplin e Jim Croce”.

Além disso, em 1978, a turnê do grupo formado por O’Day foi citada na edição de fim de ano da Rolling Stone sob o título “As noivas do Funkenstein”. A matéria falou sobre as cantoras que foram submetidas a cirurgias plásticas para ficarem parecidas com um Elvis feminino e Janis Joplin.

A cobertura especial sobre o assunto revela que AJ Croce, filho de Jim Croce, nunca tinha ouvido falar sobre o estranho tributo até ser contatado pela Rolling Stone, assim como o espólio de Joplin e os membros sobreviventes dos Doors. AJ declarou:

Jesus Cristo – isso é uma merda bizarra. A primeira coisa que me vem à mente é que a cirurgia plástica é a mais alta forma de bajulação.

Você pode ler a reportagem completa, que tem alguns registros do grupo, acessando aqui. Abaixo, você confere a participação do Rock and Roll Heaven no programa de Tom Snyder, em 1979.

https://youtu.be/UaoAFGGeffM

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!