Benjamin Back no Flow Sport Club

É inacreditável que em pleno ano de 2022 um dos maiores Podcasts do Brasil defendam, abertamente, ideais nazistas, mas isso aconteceu.

Um dos nomes por trás do Flow, o entrevistador Monark esteve em um papo com Tábata Amaral e Kim Kataguiri, ambos deputados federais, e por lá defendeu a existência de um partido nazista no Brasil.

Ausente de qualquer sentido lógico e passando por cima dos sentimentos de pessoas que fazem parte da comunidade judaica, ele parece ter simplesmente ignorado o fato de que o nazismo matou milhões através da sua irracionalidade, tentando emplacar a ideia de “liberdade de expressão”.

Por lá, ele falou:

Eu acho que o nazista tinha que ter o partido nazista reconhecido pela lei. As pessoas não têm direito de ser idiotas?

Eu acho que a gente tem que liberar tudo.

A questão é: se o cara quiser ser um anti-judeu, ele tinha que ter direito de ser.

Manifestação de Benjamin Back

Quem comentou a respeito desse verdadeiro absurdo foi o apresentador e comentarista esportivo Benjamin Back, conhecido pelo apelido de “Benja”.

Usando a sua conta oficial no Twitter, ele publicou o vídeo onde a deputada Tábata Amaral aparece discordando completamente de Monark e pediu inclusive a retirada do ar do episódio onde ele participou:

Se eu soubesse que vcs apoiam o nazismo, jamais teria participado desse podcast! Inclusive, gostaria que o meu episódio fosse retirado do ar, pois não compactuo com esse tipo de pensamento!

Triste de saber que vcs pensam assim, tolerar e apoiar o nazismo é inadmissível!

Aparentemente, o episódio não está mais acessível no canal do Podcast.

Resposta de Monark

Após a repercussão das suas falas, Monark também usou o Twitter para publicar um vídeo de desculpas e dizer que “estava muito bêbado”.

Você pode assistir a tudo isso logo abaixo.

Em tempo, a lei brasileira prevê de 2 a 5 anos de reclusão para crimes resultantes de preconceito de raça ou cor. Ela fala, inclusive, sobre o nazismo especificamente no Parágrafo 1 do Artigo 20 da Lei número 7716, de 05 de Janeiro de 1989:

Fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo.

Zico cancela participação

Hoje à tarde, o lendário jogador de futebol Zico, tão ligado ao Flamengo e à seleção brasileira, iria participar do Flow Sport Club, podcast de esportes dos estúdios Flow justamente onde Benja participou.

Ele cancelou a aparição e seu filho, Junior Coimbra, disse no Twitter que ele tomou a decisão “assim que viu o vídeo”.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!