Maneskin, banda campeã do Eurovision

A banda italiana Måneskin se tornou um fenômeno da música no ano passado e seu sucesso ajudou a popularizar o Rock novamente.

Essa é a conclusão de um novo estudo publicado pelo Viberate, sistema de análises que acompanha a evolução da indústria (via Igor Miranda), e que também destacou o TikTok como um forte recurso que despertou o interesse pelo gênero.

De acordo as métricas que foram estudadas, o Rock foi o quarto gênero mais reproduzido no Spotify em 2021, ficando atrás apenas do Pop, Hip-Hop e da música latina. Nas rádios, as músicas de Rock representam o segundo gênero mais popular em todo o mundo.

O resultado das análises também mostra que esse aumento geral na busca pelo Rock foi impulsionado pelo TikTok e cita três artistas que estão em ascensão e devem ser observados ao longo de 2022: Crawlers, Wet Leg e Sam Fender.

Os músicos citados têm demonstrado um forte envolvimento com os fãs através das redes sociais e nas plataformas de streaming.

Com relação aos dados de alguns artistas do Rock, o estudo aponta que o Måneskin alcançou dois bilhões de streams no Spotify em 2021, enquanto Mitski e Tom Grennan acumularam 597 milhões e 427 milhões, respectivamente. Os dois últimos tocam músicas de subgêneros alternativos do Rock.

Você pode conferir o estudo completo acessando este link.

Måneskin

Em Novembro do ano passado, o aclamado grupo venceu a categoria de Melhor Banda de Rock do MTV Europe Music Awards e se tornou a primeira banda italiana a ganhar um prêmio em uma categoria global no EMA.

O grupo é atração confirmada do Rock in Rio 2022 e vai se apresentar no mesmo dia que o icônico Guns n’ Roses, em 8 de Setembro. Saiba mais detalhes aqui.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!