Whoopi Goldberg se desculpa após ser criticada por dizer que Holocausto
Reprodução / Twitter

Whoopi Goldberg compartilhou uma fala polêmica sobre o Holocausto e recebeu duras críticas na última segunda-feira (31).

Durante o programa The View, a atriz de 66 anos de idade conversou com as outras apresentadoras sobre um conselho escolar do Tennessee que proibiu a história em quadrinhos Maus, de Art Spiegelman, que foi vencedora do Prêmio Pulitzer e fala sobre os campos de concentração nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.

Ao falar sobre o assunto, Goldberg declarou que “o Holocausto não tinha a ver com raça” e, ao ser questionada pela co-apresentadora Joy Behar sobre do que ela acreditava que se tratava, a atriz respondeu:

A desumanidade do homem para com o homem. São dois grupos de pessoas brancas.

Whoopi Goldberg é criticada por suas falas

Não demorou muito para que as falas da atriz repercutissem negativamente nas redes sociais.

Jonathan Greenblatt, CEO da Liga Anti-Difamação, que tem como intuito “parar a difamação do povo judeu e garantir justiça e tratamento justo para todos”, prontamente escreveu em seu Twitter:

Não, Whoopi Goldberg, o Holocausto era sobre a aniquilação sistemática do povo judeu pelos nazistas – que eles consideravam uma raça inferior. Eles os desumanizaram e usaram essa propaganda racista para justificar o massacre de 6 milhões de judeus. A distorção do Holocausto é perigosa.

O Museu do Holocausto dos Estados Unidos também se manifestou através do Twitter, apesar de não ter citado diretamente Whoopi Goldberg. Seu perfil disse:

O racismo era central para a ideologia nazista. Os judeus não eram definidos pela religião, mas pela raça. Crenças racistas nazistas alimentaram o genocídio e o assassinato em massa.

Já o Memorial de Auschwitz compartilhou um gráfico que indicava a “divisão pseudocientífica de pessoas em raças” dos nazistas, formando uma base para as políticas raciais da Alemanha nazista. Junto com a imagem, a instituição indicou um curso para a atriz, dizendo:

‘Holocausto – a destruição dos judeus europeus’. Um curso online de sete capítulos sobre a história do Holocausto. Links para todos os capítulos no tweet abaixo.

Atriz pede “sinceras desculpas”

Depois de receber inúmeras críticas por seus comentários, Whoopi se desculpou pelo seu posicionamento através de sua conta do Twitter. Ela escreveu:

No programa de hoje, eu disse que o Holocausto ‘não é sobre raça, mas sobre a desumanidade do homem para com o homem’. Eu deveria ter dito que é sobre os dois.

Em sua mensagem de “sinceras desculpas”, ela ainda citou o tweet do representante da Liga Anti-Difamação e disse que estava “corrigindo” sua fala. Ela continuou:

O povo judeu ao redor do mundo sempre teve meu apoio e isso nunca será dispensado. Sinto muito pela dor que causei.

Confira abaixo o momento da discussão no programa The View e em seguida as publicações sobre o ocorrido.

https://twitter.com/WhoopiGoldberg/status/1488320164517101574?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1488320164517101574%7Ctwgr%5E%7Ctwcon%5Es1_c10&ref_url=https%3A%2F%2Fdeadline.com%2F2022%2F01%2Fwhoopi-goldberg-apologizes-holocaust-nazis-jews-race-1234923630%2F

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!