U2
Crédito: reprodução

Neste domingo (30), o U2 disponibilizou no YouTube uma versão acústica do clássico “Sunday Bloody Sunday”, que integra o disco War (1983).

O lançamento presta homenagem às vítimas do massacre que ficou conhecido como “Domingo Sangrento”. No vídeo filmado em preto e branco como sinal de respeito, o vocalista Bono e o guitarrista The Edge executam a canção; já mais para o final do clipe, suas figuras na tela se misturam a cenas reais do conflito.

Nas imagens, o padre Edward Daly acena com um lenço branco manchado de sangue e abre caminho para um grupo de pessoas que aparece carregando John Duddy, boxeador de 17 anos considerado o primeiro morto do massacre.

Ocorrido em 22 de Janeiro de 1905, o “Domingo Sangrento” ficou marcado pela morte de 13 pessoas pelas mãos de soldados britânicos durante manifestação pacífica pelos direitos civis dos católicos.

Ontem, também para homenagear os mortos, familiares das vítimas e centenas de pessoas foram às ruas de Derry, cidade na Irlanda do Norte.

Confira o vídeo ao final da matéria!

U2 e os grupos que salvaram suas vidas

Recentemente, os integrantes da banda irlandesa prestaram outra homenagem — dessa vez, aos artistas que “salvaram suas vidas”.

Eles disponibilizaram uma playlist de 41 faixas exatamente com esse nome, contendo clássicos que vão do Indie ao Pop passando pelo Hip Hop. Entre os grupos e cantores que apareceram na seleção estão Joy Division, Kendrick Lamar, Britney Spears, Bob MarleyThe Clash, Stiff Little FingersBob Dylan, Aretha Franklin, Lou Reed Elvis Costello.

A ação tinha como objetivo promover a canção “Your Song Saved My Life”, lançada em Novembro de 2021 na trilha sonora da animação Sing 2.

LEIA TAMBÉM: U2 faz elogio ao New Radicals e vocalista compara banda de Bono aos Beatles



OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!