Confess
Crédito: reprodução

Historicamente, o Heavy Metal é visto como uma ferramenta de protesto através da música. No entanto, existem muitos países conservadores onde a religião afeta o julgamento das pessoas e impede sua evolução enquanto o mundo gira.

A banda iraniana Confess sentiu na pele as imposições de uma cultura que parou no tempo e se recusa a avançar conforme os povos se atualizam. O líder do grupo, Nikan Khosravi, foi condenado em 2019 a 12 anos e meio de prisão e 74 chicotadas por blasfêmia, já que suas letras foram associadas ao satanismo.

Ele, inclusive, enfrentou a possibilidade de pena de morte e foi obrigado a pedir asilo político na Noruega, onde deu sequência à banda ao lado de dois músicos locais, Erling Malm Roger Tunheim Jakobsen.

Confess e o novo disco Revenge at All Costs

Nikan, que acaba de lançar seu terceiro disco com a Confess, Revenge at All Costs, deu entrevista ao The Guardian e relembrou os difíceis momentos que encarou. Aliás, o título do trabalho (“Vingança a todo custo”, em português), soa como uma resposta bastante provocativa:

É um álbum que conta uma história. É um olhar pessoal diante de tudo o que aconteceu. Nós queremos deixar claro que você não pode manter alguém longe de seus sonhos. Nosso segundo álbum se chamava ‘In Pursuit of Dreams’ [‘Em Busca de Sonhos’], e nós fomos presos duas semanas após lançá-lo. Nós estávamos seguindo atrás dos nossos sonhos e, por nossos sonhos, fomos parar na cadeia.

Khosravi também mencionou o descontentamento do governo iraniano com a sua arte, já que resolveram aumentar sua pena:

Eles estavam tipo, ‘Ok, seus seis anos [de prisão] vão se transformar em 12 anos e meio e mais 74 chibatadas’. Que porra é essa? Estamos no século 21 – 74 chibatadas?!

Nikan Khosravi nasceu em 1993 na cidade de Teerã, capital do Irã, e pertence a uma família de classe média. Filho de uma professora e um contador, Nikan teve o primeiro contato com o Rock ainda bem pequeno quando seu pai tocava discos do Pink Floyd na vitrola. Aos 13 anos, Khosravi passou a ouvir bandas mais pesadas do gênero como Slayer e Slipknot.

Assista a seguir ao clipe de “Megalodon” no YouTube e ouça Revenge at All Costs no Apple Music!

LEIA TAMBÉM: Omar Souleyman, músico sírio, é acusado de terrorismo e detido; entenda

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!