Damon Albarn pede desculpas a Taylor Swift após comentário polêmico
Reprodução / Instagram

Taylor Swift ficou decepcionada e irritada com Damon Albarn após o cantor declarar em uma entrevista que ela “não escreve suas próprias músicas”.

Nesta segunda-feira (24), a artista reagiu à fala do vocalista do Blur e do Gorillaz, que durante uma entrevista ao Los Angeles Times deu a entender que os artistas modernos estão contando com “o som e a atitude” de sua música para se tornarem populares.

Segundo a Billboard, no momento em que o escritor Mikael Wood sugeriu que Swift não se encaixa nesse perfil de artista, já que ela é uma “excelente compositora”, Albarn discordou, apontando que “ela não escreve suas próprias músicas”.

Wood foi contra a afirmação do músico e disse que Taylor escreve suas músicas — às vezes com co-autores. Porém, Albarn bateu o pé e ainda afirmou que “isso não conta”. Ele declarou:

Eu sei o que é co-escrever. Co-escrever é muito diferente de escrever. Não estou odiando ninguém, só estou dizendo que há uma grande diferença entre um compositor e um compositor que co-escreve. Não significa que o resultado não pode ser realmente ótimo. E alguns dos maiores cantores — digo, Ella Fitzgerald nunca escreveu uma música em sua vida. Quando eu canto, eu tenho que fechar meus olhos e apenas estar lá. Suponho que sou mais tradicional nesse sentido.

Na entrevista, Damon ainda disse que Billie Eilish é “excepcional”, ignorando o fato de que ela co-escreve diversas de suas músicas com o irmão FINNEAS.

Taylor Swift se manifesta e amigos defendem a cantora

O comentário de Damon Albarn não agradou Taylor e alguns amigos famosos da artista. Através de sua conta do Twitter, a cantora se defendeu da afirmação, dizendo:

Damon Albarn, eu era uma grande fã sua até ver isso. Eu escrevo TODAS as minhas próprias músicas. Sua acusação é completamente falsa e TÃO prejudicial. Você não precisa gostar das minhas músicas, mas é muito fodido tentar desacreditar minhas composições. UAU.

Ironicamente, Taylor ainda respondeu sua própria publicação dizendo:

PS eu escrevi este tweet sozinha caso você esteja se perguntando.

Não demorou muito para que o próprio Damon se desculpasse com a cantora, tentando se defender e afirmando que havia sido mal interpretado. Utilizando seu Twitter, o músico respondeu o comentário de Swift:

Eu concordo totalmente com você. Tive uma conversa sobre composição e infelizmente foi reduzida a clickbait. Peço desculpas incondicionalmente. A última coisa que eu gostaria de fazer é desacreditar suas composições. Espero que entenda.

Quanto a isso, a internet prontamente pegou a frase de Albarn em seu contexto completo e pediu para que o vocalista não tentasse se desviar da situação, já que sua fala foi exatamente como reportado pela imprensa internacional.

Aaron Dessner (The National), Jack Antonoff e mais respondem

Além de Taylor, outras pessoas se manifestaram sobre a situação. Colaboradores em folklore e evermore, Jack Antonoff e Aaron Dessner (The National) também foram até o Twitter expor suas opiniões sobre a afirmação de Damon.

Antonoff declarou:

Eu nunca conheci Damon Albarn e ele nunca esteve no meu estúdio, mas aparentemente ele sabe mais do que o resto de nós sobre todas aquelas músicas que Taylor escreve e traz.

Já Dessner refletiu sobre o trabalho de Taylor, dizendo:

Não sei por que você, Damon Albarn, tentaria desacreditar a brilhante composição de Taylor, mas como alguém que pôde apertar o botão de gravar perto dela… suas declarações não poderiam estar mais longe da verdade… você obviamente não tem nenhuma noção sobre a escrita e o processo de trabalho dela.

Diversos outros perfis, incluindo Maisie Peters e Richard Marx e até mesmo a conta oficial do Empire State Building compartilharam palavras de apoio à Taylor, como você pode conferir abaixo.

Até o momento, Taylor Swift não respondeu ao pedido de desculpas de Damon. Já o cantor brincou com a situação em um show na noite de segunda-feira, dizendo que foi “jogado para o abismo das redes sociais” pelo jornalista e assumindo que teve um comportamento “um pouco saudosista”.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!