Eric Clapton no Rio de Janeiro, 2012
Foto de Eric Clapton no Brasil via Shutterstock

Nos últimos meses, Eric Clapton tem perdido inúmeros fãs por conta de seus posicionamentos quanto à pandemia.

O lendário guitarrista vem mostrando uma visão negacionista há algum tempo e foi bastante criticado por sua hipocrisia, uma vez que se vacinou antes de passar a adotar esse discurso anti-vacina e foi até zoado por Robert Plant por conta disso.

Em uma aparente tentativa de se explicar por isso em uma nova entrevista, Clapton cita uma teoria de “hipnose em massa” e conta que de fato mudou de opinião (via Classic Rock):

Eu não tinha recebido o recado. Qualquer que tenha sido o recado, não tinha chegado até mim. Aí eu comecei a perceber que havia de fato um recado, e um cara, Mattias Desmet [um professor de psicologia clínica na Ghent University na Bélgica], falou sobre ele. E é ótimo. A teoria de hipnose em massa. E eu pude ver então. Uma vez que eu meio que comecei a procurar por isso, eu a vi em todo lugar.

Aí eu me lembrei de ver pequenas coisas no YouTube que eram como propagandas subliminares. Vinha acontecendo há bastante tempo: aquela coisa sobre ‘você não vai ser dono de nada e você vai ser feliz’. E eu pensei, ‘O que isso quer dizer?’ E pouco a pouco, eu meio que fui montando um quebra-cabeça. E isso me deixou ainda mais decidido.

Não é à toa que Clapton está sem amigos desde que começou a falar essas besteiras…

Influência de Joe Rogan e Eric Clapton

Em tempo, vale ressaltar que Clapton não é o único famoso que falou sobre essa teoria. O podcaster Joe Rogan, que recentemente foi alvo de uma petição para que o Spotify tire do ar um episódio de seu programa que comparou a vacinação ao nazismo, foi quem trouxe o assunto à atenção do público em 2021.

Procurado pela Associated Press, o professor de psicologia social Stephen Reicher, da University of St. Andrews, explicou que “o conceito [de hipnose em massa] não tem credibilidade acadêmica”. O psicólogo social John Drury, da University of Sussex, completou:

Nenhum psicólogo de respeito concorda com essas ideias hoje.

Complicado.

LEIA TAMBÉM: Ex-mulher de Eddie Van Halen fala sobre Eric Clapton: “sempre babaca”

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!