Ozzy Osbourne mostra que está com a saúde em dia em vídeo hilário sobre NFTs
Reprodução / Twitter

Ao que tudo indica, fãs de Ozzy Osbourne que tentaram comprar os recentes NFTs lançados pelo artista podem ter sido alvos de um golpe.

O músico disponibilizou na última quinta-feira (20) 9.666 peças de tokens não fungíveis, chamados CryptoBatz, que homenageiam um dos seus momentos mais icônicos no palco: o dia em que ele mordeu a cabeça de um morcego vivo.

O ex-vocalista do Black Sabbath estava empolgado com o novo projeto, mas isso pode ter mudado após a notícia de que alguns possíveis compradores foram alvos de um golpe de phishing, técnica de crime cibernético que usa fraude para manipular as pessoas e obter informações confidenciais.

Golpe nas vendas dos NFTs de Ozzy Osbourne

De acordo com uma matéria divulgada no site de tecnologia The Verge (via Louder Sound), um link curto usado pelos criadores dos CryptoBatz para direcionar os clientes para sua página da comunidade na plataforma de distribuição digital Discord havia sido sequestrado por golpistas.

O portal explica que o servidor oficial para compra das peças foi mudado recentemente e os golpistas teriam tomado posse da URL antiga, que foi divulgada anteriormente nas redes sociais do projeto.

Assim, eles direcionaram os usuários que adquiriram os NFTs de Ozzy para um site de phishing, onde foram solicitados a inserir suas credenciais de usuário, expondo teoricamente os dados de suas carteiras de criptomoedas aos golpistas; acredita-se que até 1.300 compradores podem ter sido enganados pela ação.

O cofundador da Sutter Systems, empresa que criou o projeto de NFT de Ozzy, enviou um e-mail ao portal de tecnologia para colocar a culpa do possível golpe no Discord. Ele disse:

Embora estejamos sentindo muito pelas pessoas que foram vítimas desses golpes, não podemos assumir a responsabilidade pelas ações de golpistas que exploram o Discord – uma plataforma sobre a qual não temos absolutamente nenhum controle.

Em nossa opinião, essa situação e centenas de outras que ocorreram em outros projetos no espaço NFT poderiam ter sido facilmente evitadas se o Discord tivesse uma equipe de resposta/suporte/fraude melhor para ajudar grandes projetos como o nosso.

Até o momento, Ozzy e Sharon Osbourne não se pronunciaram sobre o possível ocorrido. Entende-se que os dois não têm qualquer relação com o golpe aplicado, já que no link certo os NFTs foram vendidos sem qualquer problema.

Inclusive, o site de rastreamento NFT-Stats revela que o volume total de todas as negociações do Cryptobatz nos últimos sete dias é de US$34,95 milhões — cerca de R$192 milhões — e 6.157 morcegos em tokens não fungíveis foram vendidos até agora.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!