Cavaleiro da Lua
Foto: Reprodução

A Marvel divulgou o primeiro trailer da sua nova série no Disney+, Cavaleiro da Lua (Moon Knight), mas não é todo mundo que está familiarizado com esse personagem dos quadrinhos. Apesar de contar com grandes nomes no elenco, como Oscar Isaac e Ethan Hawke, talvez sejam necessárias algumas apresentações antes da estreia, que acontecerá no dia 30 de março.

O Cavaleiro da Lua originalmente é um cara chamado Marc Spector, filho de judeus, ex-atleta, ex-militar, ex-agente secreto e que largou tudo para se tornar um mercenário. O fato de ele ser um ricaço gerou algumas comparações com o Batman: bilionário, super habilidades de combate, recursos investigativos infinitos e tudo mais… mas fica por aí mesmo, pois não tem muito mais a ver com o personagem da DC.

Em uma das missões como assassino, Marc, que será interpretado por Oscar Isaac, foi abandonado para morrer no Egito pelo próprio contratante, um terrorista chamado Bushman. Entre a vida e a morte, ele teve uma visão de Khonshu, o deus da Lua, que ofereceu a ele uma chance de viver desde que se tornasse seu avatar na Terra. A partir daí, Marc voltou para Nova York e passou a ser o Cavaleiro da Lua, combatendo o crime como um vigilante.

Continua após a foto

cavaleiro da lua
Foto: Reprodução (Disney/Marvel)

Fragmentado

Um dos aspectos mais interessantes das histórias do Cavaleiro da Lua é que ele tem um transtorno dissociativo de identidade, alternando múltiplas personalidades. Uma delas, inclusive, aparece no trailer da série — Steve Grant, o grande responsável pela multiplicação da fortuna de Marc.

Outra face bem explorada nas HQs é a do taxista Jake Lockley, utilizada pelo Cavaleiro da Lua para se aproximar do povo, entender as necessidades das pessoas no dia a dia e coletar informações que sejam úteis no combate ao crime.

Nos quadrinhos, o protagonista já incorporou as personalidades de vários personagens, inclusive alguns bem famosos, como Wolverine e Homem-Aranha. E claro, o Cavaleiro da Lua, representante de Khonshu, é uma dessas personalidades. Fragmentado, corre aqui!

Esse é um dos principais dilemas do personagem, que não consegue se identificar propriamente em lugar nenhum e sofre com a falta de um sentimento de pertencimento. No trailer divulgado, inclusive, o protagonista parece bastante perturbado por causa das alternâncias.

Continua após a foto

cavaleiro da lua
Foto: Reprodução (Disney/Marvel)

Nas HQs

A primeira aparição do Cavaleiro da Lua foi como vilão, em uma HQ do Werewolf by Night, de 1975, na qual foi contratado como mercenário para caçar o Lobisomem.

O personagem ganhou o público e, depois, apareceu como protagonista nos números 28 e 29 da Marvel Spotlight, revista da empresa utilizada para testar a popularidade de alguns dos seus heróis.

Seus títulos solo vieram a partir de 1980, quando ganhou uma história de origem e aprofundamento dos demais personagens das suas histórias.

O Cavaleiro da Lua já participou de várias equipes, como Vingadores e Vingadores Secretos, foi parceiro de Homem-Aranha, Blade e Demolidor nos Defensores, além de ter combatido grandes vilões como Drácula, Lobisomem e Ultron, entre outros.

Seus poderes variam de acordo com as fases da Lua, podendo adicionar visão noturna, super força, velocidade sobre-humana, premonições, entre outros. No entanto, ele não é exatamente imortal. Apesar de morrer em algumas das aventuras como vigilante, ele só volta porque é ressuscitado por Khonshu.

Outra discussão muito interessante sobre as histórias do Cavaleiro da Lua é que ele beira o limite quando o assunto é violência. Assim como o Justiceiro, ele frequentemente perde a mão na hora de punir os bandidos, chegando ao ponto de marcar a testa dos inimigos com o símbolo da lua, ao melhor estilo Bastardos Inglórios.

Continua após a foto

Cavaleiro da Lua
Foto: Reprodução

Antagonistas

Pelo que o trailer deu a entender, o vilão da série do Disney+ será Arthur Harrow, um inimigo bem pequeno nos quadrinhos, mas que parece ter ganhado importância. O personagem interpretado por Ethan Hawke parece ser o líder de um culto e, considerando a quantidade de aspectos místicos dessa série, não seria estranho se ele fosse o avatar de outro deus egípcio, como Amon Rá ou Anúbis. Ambos apareceram nas HQs ao longo dos anos.

Continua após a foto

Cavaleiro da Lua
Foto: Reprodução

Agora que você conhece melhor o Cavaleiro da Lua, está tudo certo para acompanhar a série do personagem no Disney+! A estreia será no dia 30 de março.

O showrunner da produção é Jeremy Slater, realizador e roteirista da adaptação de Umbrella Academy para a Netflix. Já o roteiro fica por conta de Jessica Gao, vencedora do Emmy por Rick and Morty e que também escreverá a série da She-Hulk.

A perspectiva é muito boa. Além da série do Cavaleiro da Lua, haverá um especial de Halloween do Lobisomem, um filme do Blade e o Cavaleiro Negro foi apresentado no filme dos Eternos. Tudo está encaminhado para a formação de uma nova equipe, que nos quadrinhos é chamada de Filhos da Meia-Noite.

Agora só resta aguardar para ver se a Marvel vai seguir por esse caminho mesmo.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!