The Weeknd
Foto por Brian Ziff

The Weeknd começou 2022 da melhor forma possível após lançar seu novo disco Dawn FM, no último dia 7 de Janeiro.

O trabalho sucessor do aclamado After Hours (2020) está liderando as paradas em 10 países. De acordo com a gravadora do músico, Republic Records, o disco alcançou o topo da parada oficial de álbuns do Reino Unido e também do Canadá, Austrália, Irlanda, Finlândia, Holanda, Nova Zelândia, Noruega, Suécia e Suíça (via Billboard).

Além disso, segundo a MRC Data, duas faixas de Dawn FM chegaram ao Top 10 da parada global da Billboard 200, que acompanha as músicas de maior sucesso do mundo a cada semana. Uma delas foi “Take My Breath” e a outra “Sacrifice”, que ocupou a segunda posição, acumulando 53,5 milhões de streams globais nesta semana.

The Weeknd e o sucesso de Dawn FM

Em um comunicado, Monte Lipman, fundador e CEO da Republic Records, comentou sobre a repercussão do novo disco de The Weeknd:

O impacto de Dawn FM fala do inegável apelo global do The Weeknd e reforça ainda mais o poder de cura da música.

O lançamento não tradicional representa a pura dedicação de Abel aos seus fãs ao disponibilizar novas músicas em tempo real. Este corpo de trabalho capturou a imaginação da comunidade criativa e do mercado em geral.

Apesar de Dawn FM estar liderando as paradas de diversos países, o álbum tem possibilidade de crescer ainda mais. Isso porque, nos Estados Unidos, o projeto de Abel Tesfaye ficou na segunda posição, atrás de DS4Ever, novo disco do rapper Gunna, na parada de álbuns da Billboard 200.

Como aponta a Billboard, os lançamentos programados de Dawn FM nos formatos de CD, no dia 28 de Janeiro, e de vinil e fita cassette, em 29 de Abril, ainda podem levar o álbum ao topo, caso isso sustente o interesse do público pelo trabalho.

Falta de lançamento físico não incomodou The Weeknd

Anteriormente, o próprio The Weeknd reconheceu em um tweet (que foi posteriormente excluído) que a falta do lançamento físico poderia prejudicar seus números na primeira semana. Mas, em outra mensagem no Twitter, informou que não estava dando importância para aquilo:

Isso não importa para mim. O que importa é experimentar o álbum junto com os fãs durante esses tempos.

Enquanto esses materiais não são disponibilizados, o músico está se preparando para sua adiada turnê do After Hours, “Til Dawn Stadium Tour”, que possivelmente irá começar em Junho deste ano e também pode manter seus fãs ligados ao seu novo álbum.

The Weeknd

Desde que The Weeknd se tornou um fenômeno do Pop, o músico constantemente tem ficado em primeiro lugar na Billboard 200. Seus três últimos álbuns antes de Dawn FMBeauty Behind the Madness (2015), Starboy (2016) e After Hours (2020) — estrearam no topo da aclamada lista.

Porém, vale lembrar que o músico utilizou estratégias diferentes em cada um de seus lançamentos. Antes da estreia de After Hours, por exemplo, Abel obteve bastante sucesso ao apresentar ao público os singles “Heartless” e “Blinding Lights”. Dessa vez, o único lançamento prévio foi “Take My Breath”.

Recentemente, o artista disponibilizou um clipe perturbador para a faixa “Gasoline”. No vídeo, ele aparece enfrentando sua versão mais velha durante uma festa lotada de pessoas que se transformam em seres estranhos. Confira aqui.

NOTÍCIAS MAIS QUENTES no RESUMO DA SEMANA

Fique por dentro das notícias mais quentes do mundo da música, bem como dos lançamentos nacionais, ouvindo o Resumo da Semana, programa do Podcast Tenho Mais Discos Que Amigos!

 

Compartilhar