The Weeknd
Foto por Brian Ziff

The Weeknd começou 2022 da melhor forma possível após lançar seu novo disco Dawn FM, no último dia 7 de Janeiro.

O trabalho sucessor do aclamado After Hours (2020) está liderando as paradas em 10 países. De acordo com a gravadora do músico, Republic Records, o disco alcançou o topo da parada oficial de álbuns do Reino Unido e também do Canadá, Austrália, Irlanda, Finlândia, Holanda, Nova Zelândia, Noruega, Suécia e Suíça (via Billboard).

Além disso, segundo a MRC Data, duas faixas de Dawn FM chegaram ao Top 10 da parada global da Billboard 200, que acompanha as músicas de maior sucesso do mundo a cada semana. Uma delas foi “Take My Breath” e a outra “Sacrifice”, que ocupou a segunda posição, acumulando 53,5 milhões de streams globais nesta semana.

The Weeknd e o sucesso de Dawn FM

Em um comunicado, Monte Lipman, fundador e CEO da Republic Records, comentou sobre a repercussão do novo disco de The Weeknd:

O impacto de Dawn FM fala do inegável apelo global do The Weeknd e reforça ainda mais o poder de cura da música.

O lançamento não tradicional representa a pura dedicação de Abel aos seus fãs ao disponibilizar novas músicas em tempo real. Este corpo de trabalho capturou a imaginação da comunidade criativa e do mercado em geral.

Apesar de Dawn FM estar liderando as paradas de diversos países, o álbum tem possibilidade de crescer ainda mais. Isso porque, nos Estados Unidos, o projeto de Abel Tesfaye ficou na segunda posição, atrás de DS4Ever, novo disco do rapper Gunna, na parada de álbuns da Billboard 200.

Como aponta a Billboard, os lançamentos programados de Dawn FM nos formatos de CD, no dia 28 de Janeiro, e de vinil e fita cassette, em 29 de Abril, ainda podem levar o álbum ao topo, caso isso sustente o interesse do público pelo trabalho.

Falta de lançamento físico não incomodou The Weeknd

Anteriormente, o próprio The Weeknd reconheceu em um tweet (que foi posteriormente excluído) que a falta do lançamento físico poderia prejudicar seus números na primeira semana. Mas, em outra mensagem no Twitter, informou que não estava dando importância para aquilo:

Isso não importa para mim. O que importa é experimentar o álbum junto com os fãs durante esses tempos.

Enquanto esses materiais não são disponibilizados, o músico está se preparando para sua adiada turnê do After Hours, “Til Dawn Stadium Tour”, que possivelmente irá começar em Junho deste ano e também pode manter seus fãs ligados ao seu novo álbum.

The Weeknd

Desde que The Weeknd se tornou um fenômeno do Pop, o músico constantemente tem ficado em primeiro lugar na Billboard 200. Seus três últimos álbuns antes de Dawn FMBeauty Behind the Madness (2015), Starboy (2016) e After Hours (2020) — estrearam no topo da aclamada lista.

Porém, vale lembrar que o músico utilizou estratégias diferentes em cada um de seus lançamentos. Antes da estreia de After Hours, por exemplo, Abel obteve bastante sucesso ao apresentar ao público os singles “Heartless” e “Blinding Lights”. Dessa vez, o único lançamento prévio foi “Take My Breath”.

Recentemente, o artista disponibilizou um clipe perturbador para a faixa “Gasoline”. No vídeo, ele aparece enfrentando sua versão mais velha durante uma festa lotada de pessoas que se transformam em seres estranhos. Confira aqui.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!