The Rolling Stones
Crédito: reprodução

A Biblioteca do Congresso em Washington, nos Estados Unidos, publicou nesta terça-feira (11) imagens inéditas em 8mm do festival de Altamont, realizado em 6 de Dezembro de 1969.

O material de 26 minutos não tem áudio e mostra, por exemplo, trechos da apresentação dos Rolling Stones que ficou marcada na história por conta do espancamento até a morte de Meredith Hunter por um integrante da gangue Hells Angels durante o show.

O registro audiovisual também documenta momentos raros das apresentações de Carlos Santana, Jefferson Airplane, Crosby, Stills e Nash & Young. Não se sabe quem filmou o arquivo encontrado e Mike Mashon, funcionário da Biblioteca do Congresso, disse ao Washington Post (via Loudersound):

“Se surgir um proprietário, certamente estaríamos interessados ​​em ouvir isso. Alguém com provas. Mas, até onde sabemos, este filme foi abandonado. Não acho que haja realmente nada no filme que contribua para nossa compreensão dos trágicos eventos de Altamont. Mas é definitivamente uma nova perspectiva … [e] um artefato maravilhoso a se ter de um tempo, um lugar e um evento.

Gratuito, o festival de Altamont recebeu milhares de fãs de música e foi chamado de Woodstock do Oeste, embora tenha terminado em brigas e assassinato.

Os acontecimentos transcorridos no evento serviram de base para a produção do documentário Gimme Shelter, de 1970, dirigido por Albert e David Maysles e Charlotte Zwerin.

Confira ao final da matéria as cenas dos Rolling Stones no Festival de Altamont!

Rolling Stones são homenageados pelo serviço postal britânico

Para marcar o aniversário de 60 anos do lendário grupo, o serviço postal britânico, conhecido como Royal Mail, anunciou hoje um conjunto de 12 selos em homenagem aos Stones que serão colocados à venda a partir de 20 de Janeiro.

Oito dos selos especiais serão emitidos com imagens das apresentações mais famosas da banda, incluindo o show no Hyde Park de Londres em 1969 e a performance no Knebworth Festival de 1976.

Os outros quatro selos estarão disponíveis em formato de folha em miniatura, com duas fotos do grupo de Mick Jagger e dois de seus pôsteres da turnê mundial. Os Rolling Stones são a quarta banda a ser celebrada em uma edição especial de selos.

Os Beatles foram os primeiros homenageados em 2007, depois veio o Pink Floyd em 2016 e o Queen em 2020.

LEIA TAMBÉM: Robert Plant e o show dos Rolling Stones que mudou sua vida para sempre

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!