BlackBerry
Foto via Wikimedia Commons

Poxa vida! O celular BlackBerry, conhecido por seu teclado QWERTY e por ser um preferido dos executivos, está de saída do mercado.

A empresa de mesmo nome parou de oferecer suporte à linha clássica dos celulares após 22 anos de existência. Apenas um pequeno número de dispositivos da marca, que contam com o sistema operacional Android, continuarão a funcionar após a decisão.

A última versão do celular, o BlackBerry OS, foi lançada em 2013, e já em 2016 a empresa decidiu sair do setor de telefonia. No ano passado, a marca disse apenas que descontinuaria o suporte para o BlackBerry 10 e anteriores, para que assim pudesse se concentrar em segurança de software e outros serviços.

Agora, apenas um dispositivo ainda estará à venda. Em parceria com a OnwardMobility, a marca disponibilizou um celular 5G com Android, que deve ser vendido nos próximos meses. E sim, ele ainda tem o teclado!

BlackBerry

Em 1999, o pioneiro 850, primeiro modelo da marca, foi lançado e revolucionou o mundo dos celulares. Pouco depois, a empresa tornou possível o uso de e-mail, navegação na Web e mais aplicativos através de seus aparelhos, o que chamou atenção de empresas e executivos à época.

Celebridades como Barack Obama, Kim Kardashian e Sarah Jessica Parker foram adeptos do dispositivo por anos — a atriz de Sex and the City, inclusive, usa um até hoje.

Em 2007, com a chegada do iPhone e a popularização da touchscreen, a empresa começou a cair em vendas e nunca mais voltou a ser relevante.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!