Najeeb Geeby Dajani, Punk, Bad Brains, Beastie Boys
Reprodução/YouTube

Talvez você não o conheça pelo nome, mas já deve ter sido impactado pela sua influência se gosta do Punk Rock americano. Najeeb “Geeby” Dajani foi um imigrante palestino que representou uma das primeiras interações dos dois países na cultura.

Sua marca no Punk dos Estados Unidos, que estava começando a borbulhar em Nova York nos anos 70 e estourou nos anos 80, começou ainda em 1979, quando um grafite seu foi imortalizado no clássico filme cult The Warriors. Em 1983, ele e seus colegas que também grafitavam as ruas de NYC formaram a banda Frontline, que influenciaria ninguém menos que os Beatie Boys nos anos seguintes.

Adam Horovitz, um dos membros do BB, idolatrava tanto o grupo quanto o próprio Geeby e chegou a tocar uma faixa da banda em shows nos anos 90. Foi nessa época que o palestino começou a fazer parte de um coletivo de Rap chamado Stimulated Dummies, que contava com Busta Rhymes, e foi responsável por lançar vários discos icônicos do estilo.

Nos anos 2000, Geeby passou a apresentar o programa de rádio Forty Deuce, e chegou a participar do especial da HBO How To Make It in America por conta disso.

Geeby

O influente artista palestino infelizmente faleceu em dezembro de 2019 após uma luta com a esclerose lateral amiotrófica (ELA), mas deixou na história sua marca em bandas como Bad Brains e Beastie Boys.

Saiba mais sobre sua história incrível por aqui ou acompanhando a thread abaixo.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!