Radiohead -

Responsável pela capa de Kid A (2000), um dos álbuns mais emblemáticos da carreira do Radiohead, o artista Stanley Donwood falou sobre o processo criativo para desenvolver o conceito da arte e o que influenciou seu trabalho.

Ele contou que foi convidado a se mudar para o estúdio de gravação para que suas pinturas pudessem “responder ao formato do desenvolvimento do álbum” e explicou de onde veio a inspiração para a pegada mais sombria (via NME):

É bem raro quando uma banda se interessa pela sua representação visual assim como por sua música. Eu tinha muitas coisas na cabeça relacionadas ao conflito na antiga Iugoslávia que estava acontecendo naquele momento e às mortes. Foi sobre um tipo de poder que existiu como um cataclisma na paisagem.

Aliás, Thom Yorke disse que, na época, ele e Stanley estavam “obcecados com montanhas triangulares” e que “tiveram visões de pirâmides voando ao nosso redor”. O resultado, claro, ficou eternizado na capa do disco que marcou época.

Stanley Donwood e o Radiohead

Para marcar o relançamento de Kid A e Amnesiac (2001), Donwood se juntou ao grupo em uma exibição de arte em Londres em Outubro de 2021. No evento, Stanley vendeu seis quadros que ele criou para Kid A, assim como desenhos, letras e artes digitais que o artista pensou a partir da história do Radiohead.

Você pode conferir as pinturas ao final da matéria!

Reedições de Kid A e Amnesiac

KID A MNESIA celebra os 20 anos dos aclamados álbuns relacionados ao título do trabalho. Nele, está ainda a inédita “If You Say The Word”, lançada em Setembro pela banda junto com o anúncio do projeto.

Além disso, o terceiro disco conta com a rara “Follow Me Around”, que o público conhece dos shows ao vivo mas que foi disponibilizada como uma gravação de estúdio pela primeira vez.

As canções “Fog” e “Morning Bell”, também divulgadas pelo Radiohead em diferentes formatos, mais uma vez ganharam novas versões, assim como “Like Spinning Plates” e “Fast Track”.

O relançamento, que chegou aos fãs em 5 de Novembro, traz ainda as versões instrumentais das músicas “Pyramid Song” e “How To Disappear Completely”.

LEIA TAMBÉM: The Smile, projeto paralelo do Radiohead, faz live surpresa no Instagram; veja

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!