Gabriel Boric nas eleições do Chile
Foto: Twitter @gabrielboric

Ontem (19) à noite o Chile elegeu como seu novo presidente o jovem Gabriel Boric Font.

Em uma eleição marcante, o país que não tem fronteiras com o Brasil mas é nosso vizinho de América do Sul elegeu o líder mais novo da sua história, já que o novo mandatário tem apenas 35 anos de idade.

Candidato pelo Convergencia Social, partido progressista e de esquerda que fundou em 2018, Gabriel nasceu em 11 de Fevereiro de 1986 na gelada Punta Arenas e é deputado federal pela Região de Magalhães e Antártica Chilena.

Gabriel Boric e o Rock And Roll

Desde que o resultado das urnas foi confirmado e o candidato rival na corrida presidencial, o representante da extrema direita José Antonio Kast, ligou para Boric o parabenizando pela vitória, muito passou a se falar sobre o histórico do novo presidente chileno.

Um ponto que chamou a atenção foi o fato de que Gabriel tem um passado ligado à música, mais especificamente às bandas de Rock.

Isso porque durante a juventude, teve uma banda influenciada por nomes como Metallica e Nirvana, mas o próprio presidente disse que desistiu da ideia porque “sofria muitas críticas já que não cantava tão bem assim”.

Após crescer em Punta Arenas, onde sua família de ascendência croata foi pioneira, fez Faculdade de Direito na Universidade do Chile, em Santiago, mas optou pela carreira política e não fez a prova necessária para exercer a profissão, algo similar ao exame da OAB por aqui.

Protagonista em protestos realizados no ano de 2011, tornou-se presidente da Federação de Estudantes da Universidade do Chile e foi eleito deputado pela primeira vez em 2014, sendo que agora estava em seu segundo mandato.

Homenagem de Tom Morello

Sempre ligado às questões políticas mundiais, quem publicou a respeito da eleição de Boric foi o guitarrista Tom Morello, do Rage Against The Machine.

Em sua conta oficial no Instagram, publicou a foto do novo presidente e escreveu:

CHILE: anti-fascistas 1, fascistas 0

Apoio de Danny Glover e Pedro Pascal

Durante as eleições, que tiveram um primeiro turno acirrado com Boric ficando ligeiramente atrás de Kast, o candidato de esquerda recebeu apoios de figuras importantes do entretenimento.

Entre eles estiveram os atores Danny Glover e Pedro Pascal, que se manifestaram com vídeos de apoio à candidatura.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!