Leonard
Reprodução / Instagram

Leonard “Hub” Hubbard, baixista de longa data do icônico grupo The Roots, faleceu aos 62 anos de idade nesta quinta-feira (16).

A triste notícia foi confirmada pela esposa de Hubbard, Stephanie, ao The Philadelphia Inquirer (via Pitchfork). O músico foi hospitalizado na noite desta quinta e morreu por conta do mieloma múltiplo, uma forma de câncer no sangue com o qual Hubbard foi diagnosticado em 2007.

Os antigos companheiros de Hubbard do The Roots, banda que mistura Soul, R&B e Hip Hop, lamentaram sua morte através de uma publicação no Instagram, dizendo:

É com o mais pesado dos corações que dizemos adeus ao nosso irmão Leonard Nelson Hubbard. Que sua transição traga paz para sua família, seus amigos, seus fãs e todos aqueles que o amavam. Descanse no Melody Hub.

Carreira de Leonard “Hub” Hubbard

Hubbard se juntou ao The Roots em 1992, um ano antes do grupo, que era conhecido como Square Roots, lançar seu disco de estreia Organix.

O músico que deixou a banda em 2007 após ser diagnosticado com câncer participou da gravação de discos como Do You Want More?!!!???! (1994), Illadelph Halflife (1997), The Tipping Point (2004) e mais.

Sua última gravação com a banda foi em Game Theory, lançado em 2006.

Além de gravar com o The Roots, Leonard coescreveu e arranjou uma série de composições da banda e se apresentou ao vivo ao lado do grupo durante 15 anos.

Em 2016, Leonard Hubbard processou seus ex-companheiros do The Roots, Questlove e Black Thought, e o empresário da banda, alegando que o grupo não seguiu um contrato que ele tinha feito anteriormente, onde se tornava coproprietário da banda e receberia um determinado pagamento por assumir esse cargo.

Mortes no The Roots

No ano passado, a banda se despediu de outro membro do grupo, Malik B, que faleceu aos 47 anos de idade.

De acordo com a esposa de Hubbard, o músico estava em remissão até o mês passado e nos últimos anos estava trabalhando em algumas composições.

Leonard “Hub” estava compilando um álbum que conta com colaborações de Ben Harper, Vernon Reid e outros artistas. Segundo Stephanie Hubbard, o projeto foi concluído na semana passada.

Que Leonard Hubbard descanse em paz!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!