Ouça música nunca antes lançada por Cássia Eller

Para celebrar o dia em que Cássia Eller nasceu, 10 de Dezembro, foi divulgada nas plataformas digitais uma versão repaginada da canção “Espírito do Som”, que a saudosa cantora havia apresentado ao vivo em Brasília em 1985, quando tinha apenas 22 anos.

A performance inédita une a voz e o violão originais de Cássia aos novos arranjos e gravações de uma banda atual, arregimentada pelos produtores musicais Rodrigo Garcia, Pedro Fonseca e Chico Chico, filho da artista.

O áudio registrado cinco anos antes da estreia fonográfica de Eller foi restaurado pelo engenheiro de som Bruno Giorgi a partir de uma fita-cassete que foi parar nas mãos de Chico.

Após ficar guardada no acervo da família por mais de uma década, o herdeiro de Cássia considerou que era hora do material vir a público, ganhando ainda um clipe dirigido por Rafael Saar.

Assista ao vídeo da canção ao final da matéria!

Cássia Eller e a história de “Espírito do Som”

“Espírito do Som” integrava o show “Dose Dupla”, dirigido por Marcelo Saback, e é uma composição de Péricles Cavalcanti e Chico Evangelista que chega agora com uma cara meio Rock, meio blues e uma pegada setentista. Violonista de Cássia entre 1997 e 2001, o produtor Rodrigo conta:

Escutando a gravação, me veio a sensação de que aquele grande momento vocal poderia receber o peso de uma banda, o que enfatizaria a potência da interpretação da Cássia. Conversei com Chico e ele topou.

Além de Rodrigo, Pedro e Chico, a gravação dos instrumentos foi completada por Cezinha (bateria), Kadu Mota (guitarra) e Marfa Kurakina (baixo). Garcia explica:

Fomos ajustando tudo à medida que íamos gravando; cada músico foi conduzindo seu som e chegando um pra perto do outro, à serviço da presença de Cássia.

Rodrigo finaliza:

Como Zélia me disse recentemente: ‘Cássia tinha uma voz invencível’. O single une esse vocal a uma letra que combina com ela: a liberdade de se falar em liberdade de alguma forma.

Se ainda fosse viva, Cássia Eller teria completado 59 anos neste mês. Ela faleceu em 29 de Dezembro de 2001, vítima de um infarto do miocárdio. Ah, que falta faz!

Assista ao clipe de “Espírito do Som” no YouTube!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!