Taylor Swift no Brasil em 2009
Foto de Taylor Swift via Shutterstock

Um juiz federal nos Estados Unidos determinou nesta quinta-feira (9) que Taylor Swift deve se apresentar perante o júri para responder às acusações de que ela teria roubado parte da letra de “Shake It Off” de outra canção.

A faixa à qual o processo de 2017 se refere é “Playas Gon’ Play”, lançada pelo grupo de Hip Hop 3LW em 2001. O magistrado, que se chama Michael W. Fitzgerald, não aceitou o pedido de Taylor para que o caso fosse encerrado, alegando que uma sentença deve ser feita pelo júri a respeito do suposto plágio de seu hit de 2014.

De acordo com a Billboard, apesar de reconhecer “algumas notáveis diferenças” entre as duas canções, o juiz disse que existem “similaridades suficientes” para que ele entenda ser impossível ignorá-las. Fitzgerald afirmou ainda que a defesa de Swift deve apresentar “um forte argumento de encerramento” para o eventual julgamento.

As letras das canções, por exemplo, possuem variações das frases “Players gonna play” e “Haters gonna hate”.

A data do novo julgamento ainda não foi anunciada.

Decisão sobre o processo contra Taylor Swift foi revertida

Em 2018, o mesmo juiz da Corte Distrital dos Estados Unidos considerou as frases das duas músicas muito corriqueiras para serem protegidas por direitos autorais. Como justificativa, Fitzgerald citou outras faixas com trechos semelhantes.

Apesar disso, a decisão foi revertida após a apelação de Sean Hall e Nathan Butler, compositores de “Playas Gon’ Play”.

Em 2015, Taylor havia sido acusada de plágio pela mesma música. Na ocasião, a cantora de R&B Jessie Braham alegou que “Shake it Off” seria uma cópia da canção “Haters Gonna Hate”, lançada em 2013.

No processo judicial, Braham pediu indenização de US$42 milhões, mas a ação foi indeferida por falta de evidências.

Compare abaixo as duas canções e tire suas próprias conclusões!

LEIA TAMBÉM: Kanye West e Taylor Swift foram indicados ao Grammy graças a mudança de última hora

 

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!