Tony Iommi
Foto: Wikimedia Commons

Quem acompanha a história do Black Sabbath sabe o quanto a banda teve inúmeras confusões durante sua trajetória. Sabe, também, que Tony Iommi foi o único membro a permanecer firme e forte levando o nome do grupo à frente durante todo esse período.

Em sua autobiografia Iron Man, o lendário guitarrista detalha essa história de uma forma que nunca havia feito antes. Com capítulos curtos e saborosos, Iommi aproveita a plataforma para narrar sua infância em Birmingham, a descoberta da música e todas as suas conquistas e loucuras que viveu enquanto o Sabbath imprimia seu nome no panteão do Rock.

A obra fala também, é claro, do acidente que mudou a vida de Tony. Como alguns já sabem, o músico perdeu as pontas de dois dedos enquanto trabalhava em uma fábrica e foi justamente por isso que desenvolveu um jeito tão único de tocar guitarra, como ele mesmo conta no livro:

Era o meu último dia de trabalho. Depois que voltei do intervalo pro almoço, apertei o pedal e a prensa caiu bem na minha mão direita. Quando, no reflexo, puxei a mão, as pontas dos dedos foram arrancadas. Os ossos ficaram expostos. Eu não conseguia acreditar naquilo. Tinha sangue para todo o lado.

Antes do acidente, tocava acordes cheios, que geralmente não consigo mais fazer, então compenso fazendo-os soarem mais encorpados. Foi assim que desenvolvi um estilo de tocar que se adequa à minha limitação física. É um estilo nada convencional, mas funciona pra mim.

Incrível, né?

Continua após a foto

Iron Man e a história de Tony Iommi com o Black Sabbath

Livro de Tony Iommi (Iron Man)

Esse trecho é apenas um gostinho do que Iron Man traz ao narrar toda a “jornada pelo céu e pelo inferno” de Tony Iommi com o Black Sabbath.

A melhor notícia é que o livro está em promoção no site da Editora Belas Letras, distribuidora oficial da obra no Brasil, e você pode conseguir um desconto maior ainda ao usar o cupom tmdqaindica. Imperdível! É só clicar aqui e garantir o seu.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!