Letieres Leite e Orkestra Rumpilezz
Crédito: reprodução

A Orkestra Rumpilezz disponibilizou nas plataformas digitais através da Rocinante o single “Coisa nº 2”, gravado ao lado de Letieres Leite antes de sua morte.

A música estreou no dia do aniversário de nascimento do saudoso músico baiano, 8 de Dezembro, e será incluída no álbum Moacir de Todos os Santos, que Letieres chegou a finalizar junto com a orquestra.

No disco, com previsão de lançamento para Janeiro, os talentos se encontraram para homenagear o maestro pernambucano Moacir Santos, que faleceu em 2006, curiosamente o mesmo ano em que surgiu a Rumpilezz.

No trabalho de estúdio, Letieres e os 22 músicos da orquestra fazem uma releitura do antológico álbum Coisas, lançado por Moacir em 1965.

Para Rowney Scott, que toca flauta e os saxes tenor e soprano na Rumpilezz, “só um gênio louco como Letieres para se aventurar a reler ‘Coisas’”. Ele completa:

Mas tenho a impressão que o maestro teria gostado. Leti colocou o dendê da baianidade africana na música de Moacir de uma maneira respeitosa e contemporânea. ‘Coisa n°2’ está bem isso, com direito a alguma rearmonização e muito atabaque, bem na cara! Uma pancada de amor e brasilidade! Fico muito grato de ter podido gravar esse álbum. E ainda ganhei de presente um solo. Ô sorte! Espero ter conseguido estar à altura dessa obra prima.

Resta aguardar a chegada do disco completo, mas, por enquanto, vale a pena conferir “Coisa nº 2” ao final da matéria.

Letieres Leite e Orkestra Rumpilezz

Músico, produtor, arranjador, educador e influência para artistas independentes e gigantes, Letieres dos Santos Leite faleceu em 27 de Outubro deste ano. Nascido em Salvador em 1959, o maestro esteve à frente do Instituto Rumpilezz.

Em mais de 30 anos de carreira, Letieres nos brindou com obras riquíssimas como o disco A Saga da Travessia (2016) e projetos como Letieres Leite e Orkestra Rumpilezz (2009), Canção da Cabra (com Sylvio Fraga Quinteto, 2017) e O Enigma de Lexeu (2019).

Em seu currículo, ainda aparecem colaborações com artistas tão diversos quanto Ivete Sangalo e Ed Motta, Lulu Santos e Aviões do Forró, Gilberto Gil e Alejandro Sanz, Caetano Veloso, Maria Bethânia, Hermeto Pascoal, Daniela Mercury e mais.

LEIA TAMBÉM: “Arrasado”: Caetano Veloso lamenta morte de Letieres Leite e homenageia músico no Instagram

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!