Ana Passarinho
Foto por Gi Ferreira

Eclipse Total” marca a nova fase de Ana Passarinho. A artista autodidata havia feito sua estreia em 2015, com o nome Ana Júlia, e, de lá pra cá, subiu em importantes palcos da capital paulista, além de ter gravado uma parceria com Kiko Zambianchi em “Só Vivo de Noite”.

Após reformular o seu trabalho autoral, a cantora e compositora faz agora uma nova estreia, com um novo nome, uma nova sonoridade, mas sempre brincando com melodias. Segundo Ana Passarinho, “o que antes nascia de ‘laraiês’ acompanhados pelo violão agora também se cria com ’embromations’ em cima de sintetizadores e beats“.

Em seu primeiro single, a artista se baseia em relações abusivas – o sonho lindo, que vira pesadelo. Sobre o mote de suas composições, Ana Passarinho revela:

Procuro transpassar minhas paranoias e aflições, seja através de um romance ou do incômodo da incompreensão pela vida; abrindo espaço para sussurros existenciais e temas oníricos ou apocalípticos.

A faixa foi produzida pela cantora em parceria com Pedro Vinci, responsável também pela mixagem e masterização. “Eclipse Total” é um lançamento do selo Matraca Records e ganhou um videoclipe dirigido por Gi Ferreira, que você confere logo abaixo.

VENVS

VENVS
Foto por Lana Pinho

I Think I Like Girls“, novo single da VENVS, aborda a descoberta da sexualidade e paixões intensas. A músicas fará parte do futuro EP do grupo, que será lançado nos próximos meses, e chega acompanhada de um videoclipe.

O novo som, que traz uma importante representatividade para a comunidade lésbica e possibilita grandes formas de identificação, foi composto pelas vocalistas Evie Dee e Elektra. Em “I Think I Like Girls”, o quarteto se arriscou e trouxe o seu primeiro lançamento em inglês:

Sempre escutamos muito mais músicas em inglês, então sempre foi algo que pretendíamos fazer um dia, mas achávamos arriscado… Agora, sinceramente, decidimos só fazer e ir atrás, sem nos importarmos muito com o retorno ou se é algo ousado demais para artistas que acabaram de começar. Queremos atingir o público do mundo inteiro, independente da quantidade de pessoas.

O videoclipe de “I Think I Like Girls” traz a retratação da letra da faixa com a história de um casal, interpretado pelas atrizes Myllena Dalla e Thais Paranhos. O filme, que você assiste logo abaixo, contou com direção e produção de Elektra e Evie.

Suka Figueiredo

Suka Figueiredo
Foto por Rafa Penna

Dando mais um passo em sua trajetória pela música instrumental brasileira, Suka Figueiredo divulga o single “La Continuidad“. A música carrega a potência do trabalho da artista com sua característica marcante: a modernidade.

No novo trabalho, o caminho segue em evolução afrofuturista. A artista traz, no nome de sua nova música, referência a seu pertencimento enquanto mulher afrolatina; já a sonoridade, carregada de melodias precisas, aproxima a música instrumental de influências do pop e do trap.

Suka Figueiredo segue a cada dia galgando mais espaços e possibilitando a inserção de mais mulheres no mercado da música instrumental brasileira e, pela primeira vez, consegue levar aos estúdios um naipe de metais composto somente por mulheres e em sua maioria mulheres negras:

É preciso continuar e ocupar este espaço como mulher negra, o que é fundamental para que haja mais representatividade e equidade nos palcos. Por isso, também, quis lançar conjuntamente um making-of, mostrando esse processo, nosso rosto, corpo político e trabalho.

Jovem

Jovem
Foto por Paulo Valle

Jovem, trabalho solo do cantor, baixista, compositor e produtor musical Danilo Guimarães (Falcatrua), coloca no mundo o álbum Sem Filtro, um registro motivado pelos afetos, bastante “feito em casa” e “sem firulas”.

O projeto é fruto de uma produção pandêmica intensa, onde o artista mergulhou do synthpop ao rock, passando por referências mil, e que contou com a contribuição valiosa do letrista Paulo Valle, parceria que começou de forma incidental e tornou-se marca do disco, conta Danilo:

Conheço o Paulo Valle há muitos anos e nos encontramos durante uma sessão de fotos que ele fez para o Jovem. Eu sabia que ele estava escrevendo. Inclusive, eu tinha visto uma letra dele que curti bastante. Quando terminou a sessão de fotos rolou aquele papo, ‘me manda uma letra que eu vou ver se encontro alguma coisa’.

Um belo dia, criei coragem e enviei para ele uma música pronta. Muito rapidamente ele me mandou a letra e eu construí a melodia com muita facilidade. Dava para sentir que estava rolando uma química. Fomos fazendo uma, outra e outra… até descobrirmos que tínhamos um disco juntos.

O disco conta ainda com a colaboração do percussionista Danilo Skilo (Black Machine) e do baterista Glauco Mendes (Pato Fu, Chama o Síndico), que costuram o som com Danilo (baixo, voz, beats e eletrônicos). Cada músico participante gravou suas partes à distância e em casa, sem a produção dos grandes estúdios. Ou seja, sem maquiagem, sem firulas, Sem Filtro.

Tormenta Rock

Tormenta Rock
Foto: Divulgação

Após uma pausa forçada pela pandemia, a banda Tormenta Rock retornou aos trabalhos com o lançamento de um novo single. Intitulada “À Beira do Abismo“, a novidade já se encontra nas plataformas digitais e ainda recebeu um videoclipe oficial!

Segundo o baterista Willian Santos, a faixa “representa o que a gente sente com o mundo. Uma escolha errada, um passo errado nos fará cair em buraco onde ninguém deseja estar“:

Às vezes chegamos em uma situação em que tudo que temos é apenas o ‘eu’, ninguém vai te ajudar a superar, ninguém vai te ajudar a encontrar o caminho quando você cair no abismo.

Formada em 2014, na cidade de Marília/SP, a Tormenta Rock encontrou sua própria identidade em 2019, quando decidiram focar 100% em músicas autorais, trazendo influências do metal, metalcore e hardcore. Além de Willian Santos (bateria), o grupo conta com Paulo Viktor (vocal e guitarra), Caio Matheus (guitarra) e Iago Damasceno (baixo).

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!