David Bowie
Foto: Reprodução/YouTube

Toy, o famoso disco “perdido” do saudoso David Bowie, foi lançado oficialmente nas plataformas digitais nesta sexta-feira (26).

O trabalho gravado em 2001 chega integrando um novo box set chamado Brilliant Adventure (1992 – 2001).

Como descreve o CoS, Bowie decidiu gravar Toy após sua apresentação em 2000 no Glastonbury. O intuito dele era reimaginar algumas de suas músicas anteriores com uma banda completa e, depois, lançar o álbum de surpresa.

Porém, os planos do artista foram colocados de lado após ele deixar a gravadora EMI/Virgin e assinar com a Columbia, pois ele começou a se dedicar ao álbum Heathen, que viria a ser lançado em 2002.

Inclusive, algumas faixas de Heathen foram originalmente escritas para Toy. O disco, aliás, foi vazado na internet em 2011, mas só hoje recebeu um lançamento oficial. Sobre o curioso trabalho, Mark Plati, produtor de Bowie, disse em um comunicado:

‘Toy’ é como um momento no tempo capturado em um âmbar de alegria, fogo e energia. É o som de gente feliz por tocar música. David revisitou e reexaminou seu trabalho de décadas anteriores por meio de prismas de experiência e nova perspectiva – um paralelo que não passou despercebido por mim, visto que agora o revisito vinte anos depois.

De vez em quando, ele costumava dizer: ‘Mark, este é o nosso álbum’ – acho que porque ele sabia que eu estava profundamente envolvido com ele nessa jornada. Estou feliz por finalmente poder dizer que agora pertence a todos nós.

Ouça Brilliant Adventure (1992 – 2001) final da matéria!

David Bowie – Toy

Além de ser disponibilizado no box, Toy ganhará um lançamento independente como um conjunto de vários discos chamado TOY: BOX, previsto para chegar em 7 de Janeiro.

Em tempo, vale lembrar que recentemente o diretor Brett Morgen, responsável pela cinebiografia Montage of Heck (2015), sobre Kurt Cobain, revelou estar trabalhando em um novo projeto com registros raros em fotos e vídeos dos arquivos de David Bowie. Saiba mais aqui.

NOTÍCIAS MAIS QUENTES no RESUMO DA SEMANA

Fique por dentro das notícias mais quentes do mundo da música, bem como dos lançamentos nacionais, ouvindo o Resumo da Semana, programa do Podcast Tenho Mais Discos Que Amigos!