Duda Beat, Djonga e Potyguara Bardo

Começa hoje a primeira edição do festival Campão Cultural, em Campo Grande.

O evento na capital do estado de Mato Grosso do Sul impressiona pela sua programação pra lá de interessante e robusta, celebrando arte, diversidade e cidadania através de encontros nos palcos e fora deles.

A premissa do Campão Cultural é fomentar a arte local e promover encontros com pessoas do Brasil inteiro, transformando Campo Grande em um verdadeiro centro cultural entre os dias 22 de Novembro e 05 de Dezembro.

Programação do primeiro Campão Cultural

A programação do evento tem destaques como shows de Djonga, Duda Beat, Potyguara Bardo, Dexter, Bixiga 70, Circo Zanni e mais.

Além disso, os dias serão recheados de mostras espalhadas pela cidade e ainda contarão com debates e palestras a respeito dos mais variados assuntos envolvendo a música.

Um dos palestrantes será Tony Aiex, editor-chefe do TMDQA!, que falará sobre a comunicação de bandas e artistas com a imprensa em um mundo tão digital.

Aline Krupkoski, artista plástica paranaense, irá apresentar um guia com 5 passos para que bandas criem as suas identidades visuais em lançamentos, enquanto Laura Damasceno, de Minas Gerais, falará sobre curadoria de festivais e eventos de música.

O também mineiro Barral Lima, produtor que já trabalhou com nomes como Lô Borges, Jota Quest e mais, dará um workshop de direção artística para carreiras musicais.

Ao falar sobre o Campão Cultural, o governador do estado de MS, Reinaldo Azambuja, disse:

O ser humano não abre mão da identidade cultural, da sua história, escrita por meio das artes, da música, teatro, artesanato, pintura, gastronomia e outras formas de expressão e manifestação. Nada mais justo que, neste momento de retomada da normalidade, o Governo implemente ações que acelerem esse processo de volta à rotina saudável, entre elas as atividades culturais, reforçando a célebre frase segundo a qual ‘o artista deve ir aonde o povo está’.

Hoje sabemos que a arte é a pura expressão da cultura, em todos os sentidos, tanto na afirmação da identidade quanto no debate das inquietações sociais, realce da cidadania e difusão de conhecimentos.

Campão Cultural tem esse propósito, de resgatar a efervescência social, ampliando o acesso de toda população da Capital e municípios vizinhos à música, à dança, artes plásticas, artes visuais, artesanato, gastronomia e festas tradicionais na celebração desse novo momento.

Esse é o papel do Estado, de formular e executar políticas públicas que proporcionem o reencontro da população de Campo Grande com sua identidade cultural, com a sua própria história, agregando nessa celebração cultural o fortalecimento da cidadania e respeito à diversidade, a par de todos os desafios que são inerentes à natureza humana.

A realização de eventos artísticos do porte do Campão Cultural, em que estão sendo investidos R$ 5,3 milhões, reforça o compromisso do Governo do Estado de valorizar a arte, a cultura, o artesanato e a produção intelectual, através da música e da dança.

Salve a cultura, a cidadania e a diversidade humana, ambiental e cultural.

Você pode encontrar a programação completa do 1º Campão Cultural, a ser realizado em 2021, clicando aqui.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!