Minor Threat, by Jim Saah
Foto por Jim Saah
 

Jim Saah é uma baita lenda da fotografia de shows e agora está divulgando toda sua bagagem no Punk Rock no livro In My Eyes.

A obra traz registros que Saah tirou entre 1982 e 1997, quando vivia ao lado de bandas como Fugazi, Minor Threat, The Cramps, Black Flag, Marginal Man, Scream, Dead Kennedys e muitas outras que fizeram história no gênero.

Baseado em Washington D.C., Jim acompanhou a fase de ouro do Punk nos Estados Unidos e começou a fotografar no início dos anos 80. Sua paixão pela arte começou no ensino médio e, pouco depois de sair da escola, ele descobriu seu gosto pelo estilo musical.

Em entrevista à AltPress, Jim Saah conta a história de uma foto que fez do Marginal Man (veja por aqui), e diz:

As pessoas comentam sobre esta foto que tirei do Marginal Man, que está na capa interna do disco [‘Identity’, de 1984]. O vocalista [Steve Polcari] está pulando do suporte da bateria, e ele pulou tão alto que você vê o baterista embaixo dele. O baterista ficou tipo, ‘Uau! Ele foi muito alto!’ E o cabo do microfone estava arqueado no mesmo ângulo que seu braço.

Dizem que [a foto] definitivamente capturou um momento, mas é mais do que isso. Quando você pensa sobre fotografar com filme, não é simplesmente disparar e percorrer todo o percurso do salto e escolher o quadro que mais gosto, como você faria em formato digital. Eu tirei uma foto daquele salto todo. Parte disso é sorte e parte é saber quando apertar o botão.

Ao falar sobre sua relação com o Punk, o fotógrafo ainda conta:

Quando descobri o Punk Rock, essa era a minha música. Eu apenas fui atrás e investi. Deve ter sido parecido com o que meus irmãos sentiram quando descobriram Bob Dylan mais jovens. Acabei de encontrar essa música e fiquei obcecado. Depois de ir a um show, eu simplesmente tive que ir a todos eles. Eu não tive escolha. Eu tinha que chegar lá, mesmo que não conseguisse pegar o carro e tivesse que pegar três ônibus. E aí eu tive que tirar fotos deles.

Confira mais fotos clicando aqui.