Notícias

Lançamentos nacionais: CARU e Canto Cego, Stoned Hare, Yannick Hara, Djangos e Fernanda Pessoa

A cantora e compositora baiana CARU lançou em parceria com a banda Canto Cego uma regravação da emblemática canção “Tô Voltando”, composta por Maurício Tapajós e Paulo César Pinheiro em 1979.

A música, símbolo do Movimento pela Anistia e da luta democrática no Brasil, foi utilizada para receber os exilados políticos que retornavam ao país após anos isolados durante a ditadura.

Advertising
Advertising

“Em pleno 2021, vemos a nossa democracia sendo seriamente ameaçada por um governo que exalta os anos de ditadura e seus feitos cruéis e autoritários. Além disso, vivemos uma pandemia mundial que nos isolou do contato com os nossos, ressignificando a potência dos encontros e da troca de afetos. Com a proximidade de um novo processo eleitoral e a crescente resposta das ruas ao atual governo, surge a esperança de reafirmarmos as nossas raízes democráticas, ao mesmo tempo em que os avanços no combate à pandemia nos dão o vislumbre de um retorno ao convívio social e ao abraço dos amigos,” destacam eles.

Stoned Hare

foto: divulgação

A banda Stoned Hare divulgou nas plataformas de streaming a canção “Monsters”, que fará parte do álbum Illusions, com previsão de lançamento para 2022.

A novidade chega acompanhada de uma versão instrumental da faixa, que retrata na letra a luta contra depressão e os monstros internos que afetam a saúde mental.

“O mais importante dessa canção é fazer com que quem esteja passando por essa situação não se sinta sozinho e consiga se libertar,” comenta o grupo.

Yannick Hara

foto: divulgação

O artista Yannick Hara se juntou ao beatmaker CrackPiece para lançar o EP Terra em Transe, Vol. 1: Brasilis, inspirado no clássico filme de mesmo nome do cineasta baiano Glauber Rocha.

O compacto apresenta quatro faixas que fazem alusão ao longa e trazem influências do boom bap dos anos 1990 e do rap.

Um dos maiores e mais renomados títulos do cinema brasileiro, Terra em Transe (1967)
fala sobre um país fictício da América Latina chamado Eldorado, palco de uma luta em busca do poder.

Djangos

foto: Bruno Bastos

Os Djangos lançaram nas plataformas digitais a canção “Aeroporto Internacional”, segundo single do EP 100 Cortes Revisitado.

O compacto apresenta músicas compostas desde os anos 1990 mas que ainda não tinham ganhado sua versão de estúdio.

A banda carioca é formada por Marco Homobono (vocal e guitarra), João Aquino (bateria) e Lyle Diniz (baixo).

Fernanda Pessoa

foto: divulgação

A cantora e compositora paraense Fernanda Pessoa estreou na carreira com o single “Agora te entendo, Belchior?”, que mistura o groove do indie pop com a poesia da MPB.

A música dialoga diretamente com a obra do cearense Belchior, autor dos sucessos “Como Nossos Pais” e “A Palo Seco”.

“A letra fala sobre o quanto a gente tolhe os nossos sonhos em prol do mercado de trabalho e do capitalismo, que obriga a gente a se colocar em última instância em relação a todo o resto. E o Belchior era o tipo de artista que instiga a gente a lutar pelos nossos sonhos em suas composições. Essa música é uma reflexão minha sobre esses sentimentos, e sobre como a arte pode nos ajudar a resistir,” revela Fernanda, que vai incluir a faixa em seu primeiro EP, com lançamento previsto para 2022.

Published by
Gabriel von Borell