Caça Joia com Chinaina
Foto por Pamella Gachido

O músico pernambucano China — ou Chinaina — é o apresentador da nova série Caça Joia. O programa, que estreou no Canal Futura nesta sexta-feira, 05 de Novembro, visa criar mais espaços e oportunidades para a música independente brasileira.

Grande incentivador e fomentador da cena musical, Chinaina se dedica a garimpar joias da música que ainda são desconhecidas pelo grande público. Buscando quebrar essa barreira, cada episódio da série recebe convidados e apresenta um artista, mostrando a diversidade da cultura brasileira, indo da nova MPB ao baião, passando pelo reggae, beats eletrônicos, congado, rap, hip hop, ijexá e dancehall.

Mentorias e Networking

Ao longo das gravações de Caça Joia, os músicos participantes ainda receberam mentorias que incluíam informações práticas para a gestão e impulsionamento da carreira, explica o apresentador:

Durante as pesquisas para o programa, percebemos que a grande maioria dos artistas não tinham suas obras, músicas e clipes devidamente registrados, nem tinham acesso a como fazer isso. Por isso, criamos mentorias para auxiliá-los nos processos burocráticos, garantindo seus direitos.

A série também irá construir pontes entre os participantes e grandes nomes do mercado, recebendo convidados como Zé Ricardo, curador do Palco Sunset do Rock in Rio; Gutie, curador do festival Recbeat e músicos como Max B.O, Pedro Luís, Céu e Tulipa Ruiz. Para Chinaina, as carreiras podem se expandir melhor a partir de um bom networking:

Acreditamos que os encontros são extremamente importantes para o florescimento de carreiras artísticas.

Caça Joia com Chinaina

O Caça Joia chega para integrar a rede de atuação do Futura, a fim de ampliar a representatividade musical nas telas e o alcance de atuação nos territórios brasileiros.

Dirigido por Pamella Gachido e produzido pela Pedra Onze, o programa tem classificação livre e contará com 13 episódios que irão ao ar toda sexta-feira, sempre às 21h15. Cada episódio terá 15 minutos de duração e se desdobra em um podcast, com entrevistas mais completas para que o público possa conhecer melhor os artistas.

Bem antes de chegar à TV aberta, foi nas redes sociais que a busca por novos talentos se iniciou, com enquetes que pediam dicas de novos artistas de diversas regiões do país. A curadoria foi muito cuidadosa ao selecionar a dedo os 13 artistas da primeira temporada, tendo como principais critérios as histórias e as qualidades das músicas. Entre os nomes selecionados estão músicos que já atuam há anos e alguns que começaram a carreira recentemente.

Assista ao trailer de Caça Joia abaixo.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!