Led Zeppelin Tributo 2012
Foto: Reprodução/YouTube

Em dezembro de 2012, há quase 9 anos, uma apresentação do Heart marcou para sempre os corações dos membros sobreviventes do Led Zeppelin.

Naquele ano, a banda foi honrada com o prêmio Kennedy Center Honors, apresentado pelo então presidente Barack Obama, e concedido para aqueles que contribuíram grandemente para a cultura americana. Entre os nomes que já levaram o prêmio estão Ella Fitzgerald, Ray Charles, Frank Sinatra e mais.

Durante o evento, Ann e Nancy Wilson, do Heart, se uniram a Jason Bonham, filho de John Bonham, baterista original do Zeppelin, para uma performance de “Stairway to Heaven”. Apesar da relação difícil do grupo com a faixa, no vídeo é possível ver Robert Plant com olhos marejados enquanto assiste à apresentação.

Em entrevista naquele ano, Plant explicou sua emoção:

Eu sabia que causamos muitos danos aos cérebros e tímpanos das pessoas, e sabia que escrevemos ótimas canções, mas foi uma experiência muito gratificante.

Quando eu vi o Heart tocar ‘Stairway To Heaven’, simplesmente não pude acreditar que aquela música tinha algo a ver com este homem de 64 anos que estava sentado ao lado de John Paul Jones. Eu pensei comigo mesmo, ‘Este sou eu… como isso aconteceu?’

Resposta do Heart

Também em entrevista no mesmo ano, Nancy Wilson descreveu a “pressão” de tocar à frente da lendária banda, além do presidente dos Estados Unidos. “Foi um daqueles momentos em que o seu profissionalismo tem que estar presente. Você tem que ter o maior foco de sua vida,” conta a guitarrista.

Pouco antes da apresentação, ela e Ann estavam bem nervosas, e tiveram que se lembrar de que tocaram essa música “a vida inteira, nós sabemos como é”. Nancy completou:

Só vimos a gravação semanas depois e não podíamos ver o que estava acontecendo no camarote. Acho que grande parte da emoção deles não foi apenas pela música em si, mas também por termos Jason Bonham na bateria. Ele foi o garotinho que cresceu dentro dos ensaios do Led Zeppelin. E ele tocou com o Heart por um bom tempo. Depois, o coral e a orquestra foram revelados. Foi muito bem montado. Se alguém merecia uma homenagem como essa, é o Led Zeppelin.

Ao fim, a artista ainda disse que Plant a agradeceu pela performance, principalmente porque “muita gente já assassinou essa música”.

Heart toca para o Led Zeppelin

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!