Alec Baldwin no set de filmagem de
Reprodução/Instagram

Diante da tragédia no set de filmagens do longa Rust ocorrida no mês passado, que culminou com a morte da diretora de fotografia Halyna Hutchins, diversos movimentos têm sido feito dentro de Hollywood para evitar acidentes fatais como este.

Nesta quarta-feira (3), um grupo de 200 diretores de fotografia que trabalham para a indústria americana assinou uma petição online com o propósito de “banir todas as armas de verdade dos sets”.

Alguns dos profissionais envolvidos com a campanha são Greig Fraser (“Duna”), Rachel Morrison (“Pantera Negra”), Ed Lachman (“Carol”), Mandy Walker (“Mulan”) e Alice Brooks (“Em um Bairro de Nova York”). Embora a iniciativa não seja amparada pela American Society of Cinematographers, o presidente da instituição, Stephen Lighthill, também assinou o documento.

A petição tem se espalhado pelas redes sociais e os colegas de profissão de Halyna publicaram um comunicado para defender a iniciativa (via Deadline):

Nós nos comprometemos a não mais nos colocarmos e também as nossas equipes nestas situações letais desnecessárias. Nós temos alternativas seguras em VFX (efeitos visuais) e armas não funcionais. Nós não vamos esperar a indústria mudar. Nós temos o dever de promover nós mesmos essa mudança efetiva dentro da indústria.

A nota termina dizendo que eles “não deixarão que a morte de Hutchins tenha sido em vão” e que eles esperam “ações imediatas pela nossa liderança, dos nossos produtores e dos nossos legisladores para efetivamente unificar as mudanças em nosso benefício”.

Campanha necessária, não é mesmo?

Filmagens de Rust estão oficialmente suspensas

Alguns dias atrás, Alec Baldwin – responsável pelo disparo que tirou a vida de Halyna – anunciou que as filmagens no set de Rust foram suspensas. Uma nova carta foi liberada pela produção do longa revelando que eles “tomaram a decisão de interromper as atividades no set até que pelo menos as investigações estejam concluídas”.

Rust aborda — ou abordaria — a vida do fora-da-lei Harland Rust (Alec Baldwin), que está fugindo das autoridades e de um caçador de recompensas depois de ter ajudado seu neto a escapar da prisão.

Segundo um comunicado à imprensa publicado em 6 de Outubro pelo New Mexico Film Office, as filmagens de Rust estavam previstas para acontecer de Outubro ao início de Novembro.

LEIA TAMBÉM: “Era minha amiga”: Alec Baldwin desabafa sobre morte em set após assédio de paparazzi

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!