All Time Low
Foto: Divulgação

O All Time Low se pronunciou sobre as recentes acusações de abuso sexual contra seu guitarrista Jack Barakat.

De acordo com a Rolling Stone, no início deste mês uma mulher publicou um vídeo no TikTok alegando que uma famosa banda Pop Punk a convidou para seu ônibus de turnê quando ela tinha 13 anos de idade.

Apesar de não ter mencionado diretamente o nome da banda, a mulher deixou alguns comentários que davam indícios de que o All Time Low era o grupo ao qual ela estava se referindo.

Além do vídeo do TikTok, o portal aponta que nesta segunda-feira (25), antes do grupo publicar sua declaração, uma outra mulher anônima acusou Jack Barakat de abuso sexual enquanto ela era menor de idade.

Nova acusação contra o All Time Low

Em um longo texto, a mulher relata que a situação começou quando ela tinha 15 anos de idade, em 2011, e alegou que o abuso continuou ao longo da turnê da banda naquele ano, seguindo por eventos que aconteceram nos próximos meses.

Ela destaca que, em 2016, um dos companheiros de banda do guitarrista teria sido testemunha de seu abuso sexual e afirma que a última ocorrência foi quando ela tinha 21 anos de idade.

A acusadora disse que tentou compartilhar sua história duas vezes, mas foi “recebida com influxos de ódio das massas” e chegou a ser “ameaçada com uma ação legal”.

Ela explica que, com a força do movimento #MeToo, decidiu compartilhar sua história novamente. A mulher fez o relato através de uma conta do Twitter que foi suspensa, mas outro usuário conseguiu capturar o depoimento e o compartilhou nas redes. Em um trecho do texto, ela disse:

Agora percebo que estava sendo manipulada por um homem que se relacionou comigo durante uma época em que eu era uma criança emocionalmente vulnerável. […] Se você teve alguma experiência, mesmo remotamente semelhante à que eu e outros tivemos, encorajo-a a encontrar a coragem de falar sobre isso. Não é uma coisa fácil de falar, mas é uma história que precisa ser compartilhada.

De acordo com a mulher, os incidentes, que às vezes envolviam drogas, resultaram em transtorno alimentar, várias tentativas de suicídio e outras angústias mentais.

Pronunciamento da banda

O All Time Low publicou um comunicado assinado pelos quatro integrantes da banda — Jack, Alex Gaskarth, Zack Merrick e Rian Dawson — em sua conta do Twitter afirmando que as acusações são “absoluta e inequivocamente falsas”.

A banda reforçou em outro trecho que as acusações são “completamente e totalmente falsas” e disse que está investigando “mais a fundo a origem dessas falsas acusações”. Eles ainda acrescentaram que pretendem buscar recursos legais para resolver a situação.

Você pode conferir abaixo a tradução na íntegra do comunicado da banda, bem como a sua versão original em inglês. Em seguida, veja registros da denúncia feita pela mulher.

Comunicado do All Time Low sobre acusações de abuso

As alegações que estão sendo trazidas contra nós são absoluta e inequivocamente falsas. Quando um vídeo do TikTok ganhou força algumas semanas atrás aludindo a comportamento impróprio dentro de nossa equipe, optamos por não responder por causa das inconsistências gritantes na história e a aparente relutância em mencionar o nosso nome. Sentimos que uma resposta teria elevado e escalado uma mentira descarada e, ao fazer isso, roubado as vítimas reais de abuso de sua voz coletiva muito real e muito importante. Acreditamos nas vítimas. Estamos com as vítimas. Nós sempre quisemos cultivar e nutrir uma cultura em torno de nosso show e banda que seja acolhedora, saudável e segura.

É com isso em mente que temos que afirmar com certeza absoluta que o que está sendo dito sobre nós é completa e totalmente falso. Nós estamos investigando a fundo a fonte dessas acusações falsas e vamos procurar recursos legais uma vez que levamos essas alegações muito a sério. Com isso em mente, queremos repetir, estamos com as vítimas e sempre desejamos amplificar as vozes e histórias de quem sofreu abusos e traumas. Mas não podemos e não iremos alimentar ou amplificar mentiras que apenas obscurecem e distorcem as verdadeiras histórias daquelas que precisam ser ouvidas e representadas.

Nós agradecemos, e verdadeiramente nunca esquecemos da sorte que é ter a plataforma que vocês nos deram ao nos apoiar como banda e nós como indivíduos através dos anos. Nós não podemos falar o suficiente sobre como respeitamos e temos carinho pela santidade da nossa base de fãs e pelas conexões que fizemos com vocês através dos anos. A cada ano que se passa, a cada show que fazemos, cada indivíduo que nós conhecemos no caminho, nós somos tão gratos pelo crescimento que surge dessa conexão. Nós sempre só buscamos a positividade e o bem estar daqueles que cruzaram nosso caminho. Através da nossa carreira de quase duas décadas, nós temos tanta sorte de aprender e crescer com todos vocês. Nós continuaremos a ouvir e fazer tudo que esteja em nosso poder para criar e apoiar um ambiente saudável e seguro ao redor do All Time Low. É difícil e desanimador ter que emitir esse comunicado sabendo que as alegações contra a nossa equipe são completamente sem embasamento e falsas, mas nesse momento é da maior importância para nós que vocês saibam que nós ouvimos vocês, nós estamos ao lado das vítimas e nós estamos coletivamente ao lado da verdade.

Sinceramente e com amor,

Alex, Jack, Rian & Zack

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!