Dave Grohl achou que tinha criado
Reprodução / YouTube
Ouça a nova música de Juliah!    

Não há dúvidas de que “Everlong” e “Learn to Fly” são duas das músicas mais emblemáticas da carreira de Dave Grohl, ainda mais quando falamos apenas de Foo Fighters.

Em sua participação no programa de Kelly Clarkson na TV dos EUA, o lendário músico foi questionado sobre os significados desses dois grandes clássicos e não fugiu das respostas. Falando inicialmente de “Everlong”, cujo refrão fala sobre cantar junto com alguma pessoa, ele explicou (via Loudwire):

Isso foi muito tempo atrás. Eu estava apaixonado e uma das coisas que eu amava tanto sobre essa pessoa era quando nós cantávamos juntos. A ideia é que meio que represente esse momento — todos os momentos são passageiros, mas se você pudesse estar naquele momento e você pensa se alguma coisa poderia ser boa assim novamente.

Antes de detalhar o outro hit de sua banda, Grohl aproveitou para dar uma breve palestra sobre o poder da música e contou por que não acredita em um significado único para as letras que escreve:

A música tem o objetivo de curar. Uma das coisas sobre uma música com a qual você se conecta… o luxo da minha vida é que eu posso sentar com um instrumento e escrever uma canção e aí sair e tocá-la para algumas pessoas e elas cantam comigo. Podem ser 50 mil pessoas cantando a mesma letra, por 50 mil motivos diferentes porque essa letra significa algo específico para elas. Elas não estão cantando pelas minhas razões, elas estão cantando pelas suas razões. Até as letras mais sombrias, eu acho que elas têm o objetivo de curar de alguma forma. Há esperança — é importante ser uma pessoa esperançosa.

Dave Grohl e o significado de “Learn to Fly”

Um ótimo exemplo disso é justamente “Learn to Fly”, que Grohl não teve receio de desmistificar quando foi questionado sobre. A música, cuja letra é vista muitas vezes como uma metáfora para a vida, fala na verdade sobre uma vontade bem específica e literal do artista:

Eu não quero furar sua bolha… na época eu queria me tornar um piloto! Eu queria aprender a voar — eu queria! É isso. Me desculpa. É disso que eu estou falando. Eu estou cantando porque eu quero aprender como pilotar. Você está cantando porque ‘Eu sou tão inspirada pela vida’ e tudo mais. Entende?

Eu queria aprender a voar e aí eu fiquei tipo, ‘Espera, tem matemática envolvida? Eu não consigo fazer isso’.

Fica a reflexão! Você pode ver toda a participação de Dave Grohl pelo vídeo abaixo.