Legião Urbana

E mais uma vez os responsáveis pelo legado de Renato Russo estão no centro da discussão sobre uma produção a respeito da Legião Urbana.

Segundo diversas fontes noticiaram hoje mais cedo, o serviço de streaming Globoplay iria disponibilizar um documentário sobre a icônica banda brasileira em quatro episódios, e eles contariam com grandes nomes da música brasileira.

Acontece que a Legião Urbana Produções, capitaneada pelo filho de Renato, Giuliano Manfredini, não cedeu as autorizações para uso de músicas da banda e da imagem do seu lendário vocalista.

Sendo assim, a produção que iria celebrar e mostrar a história da banda foi engavetada.

Músicos se Revoltam com Cancelamento da Legião Urbana

Durante o dia, diversos artistas que se envolveram no projeto usaram a Internet para demonstrar toda insatisfação com o que aconteceu.

No seu perfil oficial do Twitter, Leo Jaime afirmou:

Participei de um Documentário sobre Renato Russo. Gente séria produzindo e dirigindo. Foi comovente, pra mim. E muito necessário e oportuno para quem ama sua obra ! Fico triste em saber que não vão poder exibir. Revoltante

Thiago Pethit, que havia gravado uma versão para “Perfeição”, também falou a respeito:

E aqui vai a resposta pra minha indagação de ontem: tudo indica que o doc da Globoplay sobre Renato Russo em que participei cantando minha versão para ‘Perfeição’ será engavetada pelo filho do próprio. Lamentável.

Outro que participaria com uma cover, João Gordo (Ratos de Porão) usou a sua conta no Instagram para também detonar a decisão do herdeiro de Renato Russo:

Caralho eu e o Inocentes fizemos uma versão matadora de ‘Química’ pra esse doc , com clipe e tudo … porra porque esse filho do Renato Russo faz isso ??? Espera o bagulho ficar pronto pra proibir … mó trampo pra ficar na gaveta? obrigado aos envolvidos.

Resposta da Produtora

Em nota publicada pela Veja, a Legião Urbana Produções afirmou que havia negociado com outra produtora algo similar, e disse:

Em respeito aos admiradores e aos profissionais envolvidos, a Legião Urbana Produções informa que quando soube da existência da série documental feita pela Globoplay, já havia acordado licenciamento com outra produtora, em regime de exclusividade para a realização de um documentário sobre a vida de Renato Russo. O não cumprimento dos termos do acordo prevê a aplicação de penalidades. A Legião Urbana Produções reforça que respeita e cumpre com as obrigações assumidas, de modo que manterá seu posicionamento em observação ao acordo firmado. Tão logo o termo em vigência se encerre, a Legião Urbana Produções poderá iniciar diálogo com a Globoplay, como sempre fez, inclusive com vários dos artistas que estão envolvidos neste projeto.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!