Luísa Sonza
Foto por João Viegas

Quando se fala em Luísa Sonza, é bem provável que os primeiros pensamentos tenham a ver com a sua carreira como artista Pop que também se aproxima do Funk.

No entanto, em entrevista exclusiva ao TMDQA!, a cantora revelou que suas origens estão muito mais ligadas ao Rock — algo que não deve vir como grande surpresa para quem já escutou seu novo disco, DOCE 22.

Isso porque um dos destaques da obra é justamente a faixa “também não sei de nada :D”, parceria com Lulu Santos que tem uma pegada completamente Blues e inclui até um solo de gaita do lendário músico brasileiro. Questionada sobre essa experimentação com novos gênero, Luísa esbanjou sinceridade e contou detalhes de suas origens musicais:

A partir do momento que eu comecei a fazer Pop Funk eu estava saindo da minha zona de conforto, 100%. Eu vim totalmente do Rock, totalmente do Blues, totalmente da MPB, do Rock dos Anos 60, Rock dos Anos 80 brasileiro, vim de banda de casamento. Toda a minha referência musical é totalmente diferente da forma como eu iniciei minha carreira no Pop. […] E cantei 10 anos em banda de baile!

Então, eu cantei absolutamente tudo. Eu cantei em velório, em supermercado, absolutamente tudo que exista na Terra eu já fiz e cantei, durante 10 anos! Mas o meu gosto artístico sempre predominou nesse lugar; o Blues é meu ritmo preferido, minha banda preferida é Beatles, por exemplo. Só que saí um pouco dessa zona de conforto também pra encontrar que não necessariamente a coisa que você mais gosta, na pessoa física, é o que mais a sua pessoa jurídica se identifica.

E outra coisa: o cenário do Rock no Brasil hoje não é um cenário que se eu chegar fazendo, sei lá, um Blues… [dá de ombros] Não que você não possa fazer seu mercado, eu acho que tudo é possível, tanto é que eu botei um Blues no meu álbum. Mas eu pensei em uma estratégia mais empresarial e um pouco mais jurídica pra chegar por exemplo no DOCE 22 e ter um tamanho e uma potência que façam o Blues ser ouvido no Brasil, porra! Com o Lulu Santos!

Que demais, hein? Caso ainda não tenha ouvido a faixa, você pode conferi-la ao final da matéria.

Luísa Sonza no TMDQA!

Aproveite e siga o Instagram e Twitter do TMDQA! para ficar ligado em outros trechos desse papo que serão postados ao longo do tempo. Em breve, a entrevista completa também estará disponível por aqui!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!