Alec Baldwin
Foto via Wikimedia Commons

O ator Alec Baldwin disparou acidentalmente uma arma cenográfica que matou uma mulher e deixou um ferido no set de filmagem do longa Rust, ambientado no Novo México.

Em declaração enviada à VICE News, o departamento do xerife de Santa Fé confirmou o ocorrido desta quinta-feira (21) no estúdio de cinema Bonanza Creek Ranch. As vítimas foram a diretora de fotografia Halyna Hutchins, de 42 anos de idade, e o diretor Joel Souza, de 28 anos de idade.

Hutchins chegou a ser levada de helicóptero para o Hospital da Unidade do Novo México, onde foi declara morta. Já Joel foi levado ao Centro Médico Regional CHRISTUS, onde está sendo tratado pelos ferimentos. No comunicado, as autoridades declararam:

Esta investigação continua aberta e ativa. Nenhuma acusação foi apresentada em relação a este incidente. As testemunhas continuam a ser entrevistadas por detetives.

Um funcionário do Departamento disse ao Deadline que o “Sr. Baldwin foi interrogado pelos investigadores e solto”.

Além de ser o protagonista, Baldwin também é um dos produtores de Rust. O ator, que já estrelou diversos filmes, conquistou dois Emmy e três Globos de Ouro com seu famoso papel como Jack Donaghy na sitcom 30 Rock.

Alec Baldwin e acidente no set de “Rust”

Após o terrível acidente que abalou toda a equipe do longa, um porta-voz da Rust Movies Productions LLC divulgou um comunicado expressando suas condolências e informando que a produção do filme será pausada por um período indeterminado. Ele disse:

Todo o elenco e equipe foram absolutamente devastados pela tragédia de hoje e enviamos nossas mais profundas condolências à família e entes queridos de Halyna.

Paramos a produção do filme por um período indeterminado e estamos cooperando totalmente com a investigação do Departamento de Polícia de Santa Fé.

Estaremos fornecendo serviços de aconselhamento para todos ligados ao filme enquanto trabalhamos para processar este terrível evento.

Fontes informaram ao Deadline que Baldwin não tinha conhecimento do tipo de munição usada na arma cenográfica. Normalmente, em um set de filmagem, o primeiro Diretor Assistente é responsável pela segurança do set, com uma pessoa especificamente ligada aos materiais cenográficos ficando encarregada das armas de fogo.

Em suas redes sociais, Baldwin comentou o incidente:

Não há palavras para expressar o meu choque e tristeza com relação ao trágico acidente que tirou a vida de Halyna Hutchins, uma esposa, mãe e colega profundamente admirada por nós. Eu estou cooperando completamente com a investigação policial para entender como essa tragédia ocorreu e estou em contato com seu marido, oferecendo meu suporte a ele e à família. Meu coração está partido pelo seu marido, o filho deles e todos que conheciam e amavam Halyna.

Você pode ver as publicações ao final da matéria. De acordo com O Globo, o ator já prestou seu depoimento inicial à polícia e foi visto aos prantos quando deixou o local.

Situação chocante

Entre os inúmeros comentários nas redes sociais sobre o chocante acidente, o diretor James Gunn destacou sua preocupação com esse tipo de situação e lamentou o falecimento da cineasta. Em sua conta do Twitter, ele disse:

Meu maior medo é que alguém se machuque fatalmente em um dos meus sets. Meu coração está com todos aqueles afetados pela tragédia de hoje em Rust, especialmente com Halyna Hutchins e sua família.

O acidente com Hutchins é similar ao que ocorreu com o ator Brandon Lee, filho do lendário ator de artes marciais Bruce Lee, em 1993. Ele foi morto no set do filme The Crow após ser baleado, também por uma arma cenográfica.

Rust

Rust aborda a vida do fora-da-lei Harland Rust, interpretado por Baldwin, que está fugindo das autoridades e de um caçador de recompensas depois de ter ajudado seu neto a escapar da prisão.

Segundo um comunicado à imprensa publicado em 6 de Outubro pelo New Mexico Film Office, as filmagens de Rust estavam prevista para acontecer de Outubro ao início de Novembro. Não há previsão de retomada.

https://twitter.com/AlecBaldwin/status/1451572461787439106

https://twitter.com/AlecBaldwin/status/1451573351588106246

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!