Matemático cria álbum musical composto por dados de buraco negro
Reprodução / YouTube

“Supermassive Black Hole” que nada: surpreendendo os amantes da ciência e da música, um álbum audiovisual feito apenas pela sonificação de dados coletados de buracos negros será lançado em breve pelo Dr. Valery Vermeulen.

O projeto do matemático e músico recebeu o nome de Mikromedas AdS/CFT 001 e é composto por três faixas focadas na busca por uma teoria geral na física que possa unir a física quântica e a teoria geral da relatividade de Albert Einstein.

Em um comunicado reproduzido pela DJMag (via Radio Rock), Vermeulen falou sobre o projeto:

Com esta série, novas maneiras são exploradas para integrar vários novos paradigmas e fenômenos emergentes. Um papel central nesta série é fornecido pela astrofísica dos buracos negros e seus modelos de simulação numérica associados.

Ph.D em matemática pura e com mestrado em produção musical, Vermeulen já produziu outros trabalhos que envolvem arte e ciência, convertendo fluxos de dados de diferentes modelos de buracos negros em som e música através da sonificação de dados.

O álbum Mikromedas AdS/CFT 001 será lançado no dia 3 de Dezembro pela Ash International, que divulgou recentemente um trailer sobre o projeto incluindo um trecho do intrigante e assustador som que será apresentado ao público. Confira no player abaixo!

Música criada com dados de buracos negros

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!