Tributo Nirvana
Crédito: reprodução

Semanas atrás, te contamos por aqui que o aclamado Nevermind, lançado pelo Nirvana em 24 de Setembro de 1991, celebrou 30 anos.

Como não poderia ser diferente, Dave Grohl e companhia prepararam uma série de lançamentos para comemorar o aniversário de um dos mais importantes discos da história recente do Rock.

Mas, aqui no Brasil, o mercado da música também celebra a data, tanto que 13 bandas brasileiras lançaram versões para cada faixa presente no icônico disco.

Sob iniciativa do selo JunkRex Label, as covers do tributo Never Minded: A Tribute To Nevermind’s 30th Anniversary são bastante versáteis e vão desde releituras acústicas, passando pela vertente do Punk e chegando até uma pisadinha-psycho-pop.

A arte, clara releitura da polêmica capa original do Nevermind, faz referência ao atual preço do dólar e à pandemia. Cada uma das faixas, inclusive, foi gravada e mixada pelos grupos em isolamento social, como conta João Gasparini, um dos idealizadores do tributo:

Somos um coletivo de bandas independentes que têm o Nirvana como grande influência no nosso trabalho autoral. No primeiro disco, reunimos bandas do cenário grunge em todo o País e gostamos muito do resultado. Logo após o lançamento, começamos a distribuir as faixas para o ‘Nevermind’. Dessa vez, a ideia era ousar ainda mais, mostrando as características de cada banda.

Esta foi a segunda vez que o coletivo realiza algo do tipo. Em 2019, eles lançaram o
álbum About a… Nirvana: A Bleach 30th Anniversary Tribute para homenagear os 30 anos do Bleach, disco de estreia da banda Grunge lançado em 1989.

Nirvana prepara edição de 30 anos de Nevermind

Aclamado pelo público e crítica, o segundo disco da carreira do Nirvana voltou às paradas de sucesso 30 anos após seu lançamento. A versão de aniversário de Nevermind tem lançamento previsto para 12 de Novembro com 70 gravações inéditas entre áudios e vídeos.

Entre elas, está uma performance inédita de “Lithium” gravada em 1992 durante participação do grupo de Kurt Cobain em uma rádio na Austrália e publicada no canal oficial do Nirvana no YouTube.

Além disso, o material trará uma remasterização totalmente nova das fitas originais do álbum.

Haverá, também, um single de 7″ com as faixas “Endless, Nameless” (Lado A) e “Even in His Youth” e “Aneurysm” (Lado B). A pré-venda da versão comemorativa de Nevermind está disponível aqui.

Confira a tracklist e ouça todas as versões do tributo brazuca a Nevermind abaixo!

LEIA TAMBÉM: Nirvana ganha tributo com 27 músicas remixadas para ajudar comunidade LGBTQIA+

1. “Smells Like Teen Spirit” (Padovani’s Death)
2. “In Bloom” (Gi Vincenzi)
3. “Come as You Are” (Desisto)
4. “Breed” (GraXXXa ft. Imortal Joe)
5. “Lithium” (Mano Mira)
6. “Polly” (Incidente Kamikaze)
7. “Territorial Pissings” (JUNKHEAD!)
8. “Drain You” (Charles Jr.)
9. “Lounge Act” (Dee, I Am)
10. “Stay Away” (Augusta is Dead)
11. “On a Plain” (MadamesBreak)
12. “Something in the Way” (As Aberrações)
13. “Endless, Nameless” (ESPÖRRO)

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!