Wolfgang Van Halen
Crédito: reprodução

Desde o fim do Van Halen no ano passado, Wolfgang Van Halen tem se dedicado ao Mammoth WVH, cujo álbum de estreia autointitulado foi lançado em Junho.

No projeto solo, o filho do saudoso Eddie Van Halen toca todos os instrumentos e a inspiração para tal iniciativa veio de ninguém menos que Dave Grohl, como contou Wolfgang em entrevista para a revista Bass Player (via Loudwire):

Uma das maiores inspirações foi Dave Grohl. Quando ele iniciou o Foo Fighters, ele fez tudo sozinho no primeiro álbum.

A declaração de Wolfgang, claro, faz referência ao disco autointitulado do Foo Fighters lançado em 1995, em que Grohl compôs e gravou todas as partes de bateria, guitarra, baixo e vocais sem mais ninguém. Ele deixou claro que queria fazer o mesmo:

Eu queria fazer igual, eu acredito, e eu sempre admirei bandas como o Nine Inch Nails, em que o projeto nasce de uma pessoa e depois cresce. É meio como a maneira que eu enxergo isso, ainda que seja eu ali. Eu vejo mais como uma banda do que um projeto solo.

Van Halen ainda revelou a principal diferença entre tocar sozinho e tocar com outros músicos:

Eu acho que a vantagem de fazer tudo sozinho é que quando você é uma das partes de um álbum — tipo se você é só o baixista ou guitarrista — você tende a querer aparecer para ser algo do tipo, ‘Essa parte sou eu!’ Mas quando você toca tudo, se você quiser se exibir em cada instrumento, vai ser apenas uma grande zona.

Wolfgang Van Halen e turnê com o Guns N’ Roses

À frente do Mammoth WVH, Wolfgang está em turnê pelos Estados Unidos com o Guns N’ Roses. Inclusive, o jovem chegou a se juntar à banda de Axl Rose em um dos shows para tocar “Paradise City”. “Wolfgang Van Halen, você sabe o quanto é legal dizer isso? Nós estamos falando sobre legado,” celebrou Axl durante a apresentação.

Em 2022, o Mammoth WVH vai abrir os shows do Scorpions na Europa. Já o Foo Fighters entrará para o Hall da Fama do Rock neste mês.

LEIA TAMBÉM: Há 1 ano, o mundo perdia Eddie Van Halen; veja tributo do filho Wolfgang

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!