Christina Aguilera no clipe de Genie In A Bottle

Entre tantos sucessos globais de artistas e bandas, há alguns que entram para a história por motivos que vão além da música.

Esse é o caso de “Genie In A Bottle”, de Christina Aguilera, que não apenas tem características sonoras marcantes como também marcou época e influenciou diferentes gerações do Pop, do R&B e até mesmo (sim) do Rock.

Para entender um pouco a importância desse mega sucesso, criamos essa matéria e apresentamos alguns traços do início da carreira de uma artista que se tornou referência global.

E ao julgar pelo tamanho gigantesco da entrada da canção na Wikipedia, dá pra sacar logo de cara que ela tem muita história!

Christina Aguilera e “Genie In A Bottle”

Christina Aguilera em 1999
Foto de Christina Aguilera via Shutterstock

Em 1999, a cantora tornou-se parte de uma nova onda do Pop que vinha para trazer elementos frescos a um estilo musical que parecia precisar de novidades.

Muito inspirado pelo sucesso dos Anos 80, o Pop havia perdido espaço para outros gêneros como Rock e Rap, e foi o surgimento de boy bands girl bands, além de artistas solo como Aguilera e Britney Spears, que fez do final dos Anos 90 um marco do seu renascimento nas paradas.

Tudo isso tem muita influência de “Genie In A Bottle”, lançada como primeiro single do primeiro álbum de Xtina.

Não apenas a canção tem uma vibe completamente conectada à música Pop da época, ela também ganhou um clipe emblemático que mostra a cantora em diferentes cenários que entrariam para o imaginário dos jovens da época.

Time de Estrelas na Composição

Christina Aguilera em 2002
Foto de Christina Aguilera via Shutterstock

O som foi escrito a “seis mãos”, por Pam Sheyne, Steve Kipner e David Frank, e todos aqui têm história de sobra na música.

A primeira, nascida na Nova Zelândia, foi cantora e backing vocal de bandas e artistas lendários como Pet Shop Boys, Elton John, Celine Dion, Cyndi Lauper e mais. Além de “Genie In A Bottle”, ela também escreveu canções para as telinhas e telonas em títulos como Hannah Montana, Camp Rock, Barrados no Baile, Roswell, American Idol e muito mais.

Steve Kipner, nascido na Austrália, já havia experimentado o sucesso quando escreveu o hit de Christina, já que também tem seus créditos em canções como “Physical”, de Olivia Newton-John. Com outros nomes como Chicago, Kelly Rowland e Cheryl Cole no currículo, recentemente ele ajudou a escrever “Crying in the Club”, de Camila Cabello.

Por fim, o norte-americano David Frank é um pianista clássico que fundou a banda de R&B the System nos Anos 80. O cara é, nada mais, nada menos, do que apontado como “o pai do R&B eletrônico” e colaborou com nomes como Phil Collins, Rod Stewart, Billy Idol e mais.

A ideia da temática em torno da canção era criar o “hit do Verão” ao falar diretamente com adolescentes que viviam um período tão importante e tão complexo da vida.

Mais especificamente, a letra fala sobre relações amorosas e sexo, com dúvidas e passagens como “Meu corpo está dizendo que sim, mas meu coração está dizendo que não”, e a fórmula funcionou muito bem já que se conectou com aqueles que estavam passando por experiências como essas.

Ao explicar a canção, Aguilera falou:

A canção fala sobre respeito próprio e sobre me tratar da forma como eu gostaria de ser tratada antes de entregar todo meu amor para alguém.

Recepção

“Genie In A Bottle” foi o maior hit do Verão norte-americano de 1999, ficando no topo da Billboard Hot 100 por cinco semanas consecutivas.

A faixa empatou com outros sucessos como “Livin’ La Vida Loca” (Ricky Martin) e “If You Had My Love” (Jennifer Lopez), e só seria superada por “Smooth”, de Carlos Santana, que ficar no topo das paradas por dez semanas.

Com 1.360.000 unidades vendidas (!) o single ficou em segundo lugar no ranking daquele ano, perdendo apenas para a lendária “Believe”, de Cher, que comercializou 1.700.000 cópias da canção.

Clipe e Influência

Com um clipe pra lá de característico, Christina conseguiu conciliar execuções de Rádio com vendas de CDs e alcançar grandes multidões.

Além disso, com cenas gravadas na famosa praia de Malibu, o vídeo teve a direção de Diane Martel, responsável pelo clipe de “Dreamlover”, da Mariah Carey.

Ao retratar o clima adolescente das férias de verão, passava praticamente todos os dias (e várias vezes) na MTV, e acabou impactando outros artistas e grupos como o blink-182, que “emprestou” a vibe californiana para algumas das paródias no vídeo oficial de “All The Small Things”.

Visto por muitos como uma tiração de sarro, o clipe do blink foi recebido com bons olhos por Christina, que na época entendeu tudo como uma homenagem e falou que Mark Hoppus, Travis Barker e Tom DeLonge “mandaram muito bem”.

Mais de duas décadas após seu lançamento, a canção ainda é mega influente, e com quase 230 milhões de execuções só no Spotify, vem sendo utilizada na cultura pop, como aconteceu nas séries New Girl e Haters Back Off! em 2016, na adaptação teatral de Segundas Intenções e no filme Acampamento do Pecado, de 2019.

Versão em Espanhol

Por fim, vale lembrar que a canção ganhou uma versão em Espanhol no ano de 2000.

Quando Aguilera quis celebrar suas raízes latinas no álbum Mi Reflejo, voltou a mostrar todo seu vozeirão aliado a traços marcantes do Pop em “Genio Atrapado”, e conciliou seu maior hit com uma bela lembrança da família, já que seu pai nasceu no Equador.

Bora embarcar nessa viagem nostálgica com esse hit gigantesco de Christina Aguilera?

LEIA TAMBÉM: 5 performances ao vivo incríveis de Christina Aguilera

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!