Kirk Hammett (Metallica) com a The Wedding Band
Reprodução/YouTube
 

Kirk Hammett, guitarrista do Metallica, revelou algumas curiosidades sobre o grande sucesso “Enter Sandman”, que integra o aclamado Black Album.

Em uma nova entrevista para o Guitar World (via Loudersound), o músico apontou que seu objetivo na época era “escrever o próximo ‘Smoke On The Water'”, em referência ao maior hit do Deep Purple, do disco Machine Head (1972).

Além disso, ele contou que o riff icônico de “Enter Sandman” foi criado em um quarto de hotel de madrugada enquanto estava na turnê Damaged Justice com o Metallica. Ele lembrou:

Foi algo que literalmente me ocorreu às três da manhã. Eu estava ouvindo o novo álbum do Soundgarden daquela época [Louder Than Love] e, sabe, isso foi quando o Grunge estava em seu estágio inicial – estamos falando do final de 1989 ou algo assim. Ninguém ainda estava chamando de Grunge. Mas eu estava amando muito isso, e isso estava me influenciando um pouco.

E então me sentei e disse a mim mesmo, como sempre faço: ‘Quero escrever a próxima ‘Smoke On The Water”. E eu simplesmente comecei a brincar. Eu comecei a sentir o tipo de swing, e então eu estava pensando no Soundgarden e como eles estavam usando afinações perdidas.

Em seguida, Kirk Hammett descreveu alguns detalhes técnicos sobre os acordes utilizados para compor a música, dizendo:

Eu não estava tocando em uma afinação dropada, mas com essas afinações geralmente é um trabalho de oitavas – você pega o Ré baixo, e então você vai para o Ré agudo e soa muito pesado. Eu não estava no drop D, estava apenas no E, mas estava brincando com as oitavas graves e agudas, e então joguei um trítono ali, um A#, fui para o A, e esse é o riff que saiu.

Lembro-me de que, quando me ocorreu a primeira parte, pensei: ‘Parece que estou fazendo uma pergunta e agora preciso resolvê-la’. Então foi aí que a parte do acorde robusto, com G e F#, entrou. E como já é bem famoso, quando eu escrevi o riff originalmente, aquela coisa robusta acontecia no final de cada repetição.

Então Lars [Ulrich] disse, ‘Repita a primeira parte.’ Então mudamos para onde repetimos a primeira parte três vezes e então os acordes robustos entraram. Isso o tornou mais viciante e vibrante — menos heavy metal. Era um riff que soava bem foda.

Mas se você pensar sobre como o riff era originalmente — mais robusto, mais metal —, sabe, talvez pudesse ter acabado em ‘…And Justice for All’ [quarto álbum do Metallica].

Metallica – “Enter Sandman”

Recentemente, quem também se lembrou da famosa faixa foi Corey Taylor. Ele destacou a importância de “Enter Sandman” e revelou que a música foi uma das primeiras que ele aprendeu a tocar na guitarra.

O vocalista do Slipknot e do Stone Sour ainda comparou a música com a próprio “Smoke On The Water” e com “Stairway To Heaven” do Led Zeppelin. Saiba mais aqui.

   
Nosso site utiliza de cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Consulte nossa Política.