Eminem em 2020, na Calçada da Fama
Foto de Eminem via Shutterstock

Em 1997, quando divulgava seu recém-lançado álbum de estreia, Infinite, que havia saído no final do ano anterior, Eminem participou das Olimpíadas de Rap durante a convenção Rap Sheet no Red Lion Hotel, em Los Angeles.

Por lá, Slim Shady encontrou no oponente Otherwize seu grande algoz, que interrompeu sua extensa trajetória de vitórias nas batalhas de rima. Descontente com a derrota, Eminem teria comprado as filmagens para que ninguém mais pudesse assistir seu infortúnio.

No entanto, o episódio faz parte do documentário Where We’re From: Rise of LA Underground Hip Hop, criado pelos co-fundadores do Element, DJ Breeze e DJ Bonds, duas figuras fundamentais para a cena underground do Hip Hop no final do século passado.

No vídeo em questão, Otherwize e Eminem, frente a frente, se provocam e improvisam versos para tentar ganhar a batalha. No fim das contas, ela acabou vencida pelo primeiro.

Batalha acirrada entre Eminem e Otherwize

Em entrevista exclusiva ao site HipHopDX, DJ Breeze contou que a tal disputa havia sido acirrada e que houve tensão racial:

A batalha com Wize teve que durar rodadas extras porque esses caras estavam indo bem. A batalha também tinha um leve tom racial. Obviamente porque havia poucos rappers brancos na época. Então, definitivamente começou a ficar com a sensação de preto versus branco. Eu vou dizer isso: a batalha entre esses dois caras foi fenomenal. Eles tiveram que fazer rodadas extras porque em um dado momento parecia que eles estavam tão equilibrados.

Ele, então, afirmou que o dono de hits como “Lose Yourself” comprou a fita:

Mesmo que você pudesse sentir a multidão querendo a vitória de Otherwize, você não podia negar o conjunto de habilidades de Eminem. Mas tenho 100% de confiança de que Otherwize venceu a batalha. […] Isso também adiciona uma espécie de tradição ao nome de Otherwize, considerando que Eminem comprou todas as filmagens para que ninguém pudesse ver a batalha.

Assista ao embate rimado entre os dois ao final da matéria!

Carreira de Eminem

Eminem, que nasceu Marshall Bruce Mathers III, vendeu mais de 100 milhões de álbuns e em 2002 estrelou o filme 8 Mile, dirigido por Curtis Hanson.

Na trama, inspirada em sua própria vida, ele encarnou o personagem Jimmy, um rapper branco de Detroit que participa de muitas batalhas de rima pela cidade e busca se destacar como artista. Inclusive, o título do longa se refere à rua onde Eminem cresceu, 8 Mile Road.

LEIA TAMBÉM: Filhe de Eminem revela que se identifica como pessoa não-binária

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!