Beatles e Eric Clapton

Os Beatles cogitaram demitir o guitarrista George Harrison e o substituir por Eric Clapton durante as gravações do último álbum lançado pelo grupo, Let It Be (1970).

Esta situação foi revelada em gravações inéditas que foram recentemente descobertas. Segundo o The Daily Mail (via Guitar World), os áudios supostamente mostram John Lennon conversando com Paul McCartney e Ringo Starr.

No registro de 1969, os integrantes do lendário quarteto estavam discutindo a ausência temporária de Harrison, que em Janeiro do mesmo ano decidiu se afastar da banda após sentir que suas músicas não recebiam tanto reconhecimento quanto as contribuições de seus colegas de grupo. No áudio, Lennon teria dito:

Se George não voltar [na semana que vem], pedimos a Eric Clapton para tocar.

George Harrison e The Beatles

Em um documentário intitulado The Beatles Anthology, Harrison relatou que compor músicas com a banda se tornou algo “sufocante” em um determinado momento. Ele disse:

Embora [Let It Be] devesse romper com esse tipo de gravação (estávamos voltando a tocar ao vivo), ainda era esse tipo de situação em que [Paul] já tinha em mente o que queria. Ele não queria que ninguém tocasse em suas músicas até que decidisse como deveria ser. Para mim foi tipo: ‘O que estou fazendo aqui? Isso é doloroso!’

Apesar de John Lennon parecer decidido em seu posicionamento sobre demitir Harrison, ele também aponta no áudio que a atitude do guitarrista “foi uma ferida aberta e nós permitimos que ela se tornasse mais profunda sem sequer darmos curativos a ele”.

Ainda segundo o portal, os polêmicos áudios teriam sido retirados do material de The Beatles: Get Back, um novo documentário sobre o Fab Four dirigido por Peter Jackson (O Senhor dos Anéis) que chegará no Disney+ em três partes distintas nos dias 25, 26 e 27 de Novembro.

Confira aqui algumas cenas raríssimas que foram exibidas em um vídeo de divulgação do documentário.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!