Lia Sophia e Zélia Duncan
Crédito: divulgação

A cantora e compositora Lia Sophia lançou o clipe do single “Não Vou Pedir Licença”, que traz a participação especial de Zélia Duncan.

A música foi composta por Lia para o documentário Assim como o Ar, Sempre nos Levantaremos, voltado para a visibilidade no Brasil de mulheres lésbicas, bissexuais, trans e travestis.

Para o filme, a diretora pernambucana Clara Angélica entrevistou mais de 20 personagens femininas, explorando seus medos, resistência e a luta por seus direitos no país que mais mata LGBTQIA+ no mundo.

“A Clara Angélica me convidou para compor uma música pro documentário e me passou um pequeno briefing. Eu compus duas músicas e a escolhida para fazer parte da trilha do filme foi Não Vou Pedir Licença,” relembra Lia.

A artista também menciona o convite para Zélia:

Essa colaboração foi sonhada e desejada bem antes da composição dessa música. A Zélia Duncan é uma artista incrível e uma referência musical pra mim. Eu sou fã e já cantei muitas canções dela ao longo da minha trajetória. Com sua alma ativista e a potência da sua voz, Zélia extrapola os palcos e fala por pessoas que têm sido silenciadas. Ela tem lugar de fala e de canto para interpretar essa canção e o fez lindamente, com o coração na voz.

Em resposta, Duncan comentou: “Foi um prazer conhecer Lia Sophia e participar da trilha de um documentário que é tão importante para a nossa comunidade”.

Pe Lu

Pe Lu
foto: Rodrigo Takeshi

O cantor, compositor e produtor Pe Lu, conhecido por ter integrado a banda Restart e mais recentemente o duo eletrônico Selva, divulgou o clipe da música “Transbordar”.

O vídeo, dirigido por Koba e Patty Lima, mostra o artista ao lado de Pedro Altério (5 a Seco, Pedros), seu parceiro na composição.

O lançamento é realizado pelo selo Papaya Music, do próprio Pe Lu ao lado dos produtores e compositores Renato Frei e Fred Vieira.

Eugênio

Eugênio
foto: divulgação

A banda paulista Eugênio disponibilizou no YouTube o clipe da faixa “Espelho Invisível” através do selo Praia dos Artistas.

O vídeo foi dirigido por Bruna Fracascio e mostra os integrantes do grupo em uma área descampada tocando seus instrumentos.

A canção antecipa o álbum de estreia Dentro Da Caixa, Fora Do Mundo, que deve sair no dia 29 de Outubro, e além do single, o grupo também disponibilizou a inédita “Passagem Secreta” recentemente.

Formado por Paulo Lins, Sthé Caroline, Murilo Shoji e Ludmilla Marolli, o quarteto já tem no currículo os EP’s Como Diria Eugênio: Um Pouquinho de Nada (2018) e Como Diria Eugênio: Longa História, Breves Fins (2020).

Anguere

Anguere
foto: divulgação

A banda Anguere lançou recentemente nas plataformas de streaming o clipe feito para a canção “Truculência”.

O vídeo, dirigido pelo cineasta e videomaker Bruno Nicoletti, reflete a violência das forças policiais e do estado sobre o jovem da periferia.

Gravadas em um palco de teatro, com pouca luz e fundo preto, as cenas contam com a participação dos atores Rafael de Paula e Felipe Custódio, que representam a polícia e o bandido.

O grupo, formado por Thiago Soares (vocal), Cleber Roccon (guitarra), Pedro Amaro Giachetti (bateria) e Ricardo Santos (baixo), tem na carreira os discos Anguere (2009) e Choque (2015), além dos EP’s HCRC (2014), Cadeia (2017) e Castigo (2020).

Beduino

Beduino
foto: Letícia Futata

O MC paranaense Bernardo Beduino, que assina artisticamente apenas como Beduino, liberou o clipe da faixa “Abrigo”.

Dirigido por Letícia Futata, o vídeo traz a participação da cantora, produtora cultural e poeta Jaquelivre, companheira de Beduino e que compôs a canção junto com ele.

A música, inclusive, é inspirada na história do casal e fala sobre um relacionamento que começou casual e acabou se tornando sério à medida que o tempo avançava.

“Eu e a Jaque temos outros trabalhos juntos, mas nunca tínhamos lançado uma música sobre relacionamento antes. Várias pessoas já tinham falado pra gente fazer um som sobre isso, e eu achei que o álbum novo seria uma ótima oportunidade para isso,” conta o artista.

O clipe é um registro em vídeo de uma sequência de ensaios fotográficos realizados com casais da cidade de Curitiba.

“Na hora de fazer os vídeos, eu queria registrar pequenos gestos de afeto que demonstrassem a profundidade da intimidade dos casais. Eu dei os mesmos comandos para todos eles, mas cada casal reagiu de um jeito, dentro da particularidade da relação de cada um,” comenta Letícia.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!