Rafael Gonzá
Crédito: divulgação

O violeiro Rafael Gonzá lançou no YouTube o clipe da faixa “Galáxia Jovem”, que complementa o EP iniciado com a chegada da canção “Não”.

“As duas músicas foram concluídas durante a pandemia, período em que eu praticamente
não compus canções. Tentei explorar aquilo que eu imaginava para nossa viola caipira. Assim, os timbres e as frases na viola vêm para comunicar, para abrir os significados da música. Expressar as ideias e sons que tocam na cabeça sem utilizar as palavras é desafiador, mas deixa quem ouve livre para interpretar e imaginar, a partir das
referências particulares e a sugestão do título e das imagens,” conta Rafael, que estreou em 2020 com o EP Despedaçado.

Laura Macedo

Laura Macedo
foto: divulgação

A cantora e compositora paulistana Laura Macedo disponibilizou o clipe feito para a música “problema”.

O vídeo, dirigido por Isabella Rabello Oliveira e Alexandre Saraiva, mostra a artista de 20 anos sorridente em diferentes cenas gravadas em uma cidade pequena.

No início da pandemia, em 2020, Laura participou do festival online LoungeFest Pandemia, promovido pela Lounge Studios para divulgar bandas e artistas autorais.

Clarissa

Clarissa
foto: divulgação

A cantora e compositora Clarissa lançou nas plataformas de streaming a faixa “nada contra (ciúmes)”.

“A letra é propositalmente simples porque busca ser a mais direta e simples possível. É sobre aquelas situações em que a gente só começa a dar bola pra alguém, depois que esse alguém passa a não dar mais bola pra gente,” explica a artista, que deve liberar até o final do ano novas músicas.

Clarissa faz parte do casting da Olga Music ao lado de outros grandes nomes do mercado nacional, como Supercombo, Sebastianismos, Dibob e Pe Lanza.

Caburé Canela

Caburé Canela
foto: Leon Gregório

A banda paranaense Caburé Canela divulgou recentemente o clipe feito para a canção “Claridade”.

Dirigido pelo cineasta Leon Gregório, as cenas foram captadas ao redor de Londrina. A faixa está no recém-lançado disco Cabeça de Cobre.

“Claridade que faz enxergar, mas que também ofusca, confundindo a visão, criando ilusões para os sentidos. Mesclando batidas computadorizadas com sons produzidos manualmente pelo acoplamento de objetos acústicos a objetos eletrônicos, criamos a atmosfera reluzente de onde parte a embarcação que irá deslizar pelas paisagens do corpo, margeando seus limites, descobrindo suas possibilidades de manifestação,” revela o vocalista e guitarrista Pedro José.

Além dele, o grupo é composto por Carolina Sanches (voz), Lucas Oliveira (voz, violão e teclado), Maria Carolina Thomé (percussão), Mariana Franco (contrabaixo) e Paulo Moraes (bateria).

Superego

Superego
foto: divulgação

O multi-instrumentista, compositor e produtor João Felipe Cavalcanti lançou através de seu projeto experimental Superego o EP Nostalgia.

O artista, co-fundador e baixista da banda Tagore, registrou no trabalho uma sonoridade que passeia entre o Jazz e o Lo-fi, passando pelo Rock dos anos 1960 e Hip hop.

“Embora o som do Superego avance por caminhos diferentes, The Doors vai ser sempre uma referência fundamental pra mim. E também Beatles, Bill Evans, Shuggie Otis; isso tudo me influencia bastante,” comenta João, que liberou o compacto pelo selo Estelita.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!