Twitter e ouvir música
Foto via Shutterstock

Que o Brasil é um país que ama música não é novidade pra ninguém, mas o Twitter realizou estudos nos últimos tempos que mostram que essa relação vai além do que muitos imaginam.

De acordo com dados enviados pela plataforma à imprensa, foram 476 milhões de Tweets sobre o assunto no nosso país só entre Janeiro e Julho. Com exclusividade ao TMDQA!, uma porta-voz da rede social explica a dimensão desses números:

O Twitter é o lugar onde as pessoas vão para falar sobre seus assuntos de interesses e o que está acontecendo no momento, e a música é um desses temas que geram conversas e reverberam na plataforma – inclusive, 43% das pessoas no Twitter dizem usar a plataforma para se conectar com os artistas favoritos. Música foi o terceiro assunto mais comentado entre 1º de janeiro e 15 de julho no Brasil, atrás apenas de esportes e COVID-19.

Esses números ganham dimensões ainda mais impressionantes quando levamos em conta o interesse por música como não sendo a única proposta de uso da plataforma. Os mesmos dados mostram que 78% dos usuários se interessam pelo tema, e mais da metade — 57%, para ser exato — não consegue passar um dia sem ouvir uma canção.

Twitter, música e tecnologia

A pesquisa também mostra o quanto a integração da tecnologia tem ganhado força, com 91% das pessoas tendo utilizado plataformas de streaming nos 30 dias anteriores ao levantamento. Da mesma forma, a porta-voz nos conta que a busca por inovações que permitam a aproximação com os artistas é algo constante.

Ela destaca a princípio o Espaço do Twitter, local de conversas de áudio em tempo real na plataforma, e explica que desde o lançamento tem sido observado o uso da ferramenta por “artistas e gravadoras [para se aproximar] de seus fãs e de outros públicos, como jornalistas, com apresentações exclusivas e lançamento de novos trabalhos e coletivas de imprensa”.

Um exemplo recente disso é Pabllo Vittar, que usou o recurso, além de uma listening party, para lançar o single “Ama Sofre Chora”. Similar foi a situação de Anitta, que usou o Espaço do Twitter para potencializar ainda mais o lançamento do single global “Girl From Rio”.

Mais ainda, a pandemia foi outro grande fator para gerar mais e mais publicações: só na live de Marília Mendonça em Abril de 2020, segundo a porta-voz, foram gerados 5 milhões de Tweets. No geral, os dados coletados mostram que o isolamento social aumentou o consumo de streaming de áudio em 52% e a tendência é que pelo menos 28% das pessoas continuem a consumir mais conteúdos do tipo após esse período.

O próximo passo, a porta-voz conta, é seguir “testando novas maneiras de apoiar as vozes que compõem as conversas no serviço, criando formas de receber e mostrar apoio com dinheiro pela plataforma, como as Bonificações“. E aí, já Twittou sobre música hoje?

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!