Nirvana - Smells Like Teen Spirit
Versão remasterizada do clipe do Nirvana

O icônico disco Nevermind, do Nirvana, completa 30 anos nesta sexta-feira, 24 de Setembro, e recentemente Dave Grohl relembrou do processo de criação do aclamado hit “Smells Like Teen Spirit”.

Em entrevista à NME (via Kerrang), o músico, que assumia a bateria da lendária banda formada também pelo saudoso Kurt Cobain e pelo baixista Krist Novoselic, revelou que no momento em que estavam escrevendo a faixa de abertura de seu segundo disco, eles não estavam tão focados na canção. Ele disse:

Lembro-me de escrevermos ‘Teen Spirit’ em nosso espaço de ensaio, e gostei do riff que Kurt fez porque é percussivo. Aquelas batidas suaves e penetrantes entre os acordes realmente se inclinavam para o padrão do riff de bateria.

Para ser honesto, naquela época , estávamos ouvindo muitos Pixies – era a fase do disco ‘Bossa Nova’ [1990]. E nós estávamos apenas nos divertindo, de verdade. Estávamos criando música nova atrás de música nova todos os dias. Krist Novoselic, eu acredito, tem gravações de tudo isso – ideias de riffs que nunca foram usadas, músicas que foram moldadas para ‘Nevermind’ – algumas delas.

Nirvana e o sucesso de “Smells Like Teen Spirit”

Em seguida, o vocalista do Foo Fighters refletiu sobre o surpreendente impacto da canção que integra um dos discos mais marcantes da cena Grunge.

Grohl destacou que só percebeu o poder da música quando entrou no estúdio para gravá-la. Ele contou:

Claro, ninguém tinha qualquer previsão psíquica para imaginar que a música faria o que fez. Nós simplesmente arrasamos em um pequeno espaço de ensaio que era como um celeiro. Eu não sabia quais eram as letras; o padrão de melodia de Kurt mudou a cada vez que a tocamos. E até entrarmos no estúdio para gravá-la, eu não tinha percebido o poder da música. E não apenas liricamente ou musicalmente, mas o groove da música – era realmente poderoso.

Por fim, ele admitiu que a banda acredita que “Teen Spirit” seria só mais uma música interessante para o novo disco:

Acho que todo mundo estava mais focado em músicas como ‘In Bloom’ ou ‘Lithium’ ou ‘Breed’; ninguém prestou muita atenção em ‘Teen Spirit’ enquanto estávamos gravando. Nós apenas pensamos que era outra música legal para o álbum.

E de “outra música legal para o álbum”, “Smells Like Teen Spirit” se tornou não só a canção mais famosa de Nevermind como também do próprio Nirvana.

LEIA TAMBÉM: Orquestra brasileira vai celebrar os 30 anos de “Nevermind”, do Nirvana; saiba como assistir

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!