Naka-mrl
Foto: Divulgação

O músico e cantor Naka mrl dedica seu mais novo álbum, Bem-Vindo, Setembro!, ao mês de prevenção ao suicídio e busca acolher a todos o ano inteiro.

Não por acaso, o trabalho chega especialmente durante a celebração do Setembro Amarelo — campanha brasileira que tem como objetivo conscientizar, prevenir e reduzir o número de suicídios no Brasil e no mundo. Em Bem-Vindo, Setembro!, Naka trata da depressão em suas diversas formas e expressa a batalha contra a doença.

Apesar de Setembro marcar data especial para falarmos sobre a depressão, o artista reforça a necessidade de lutarmos para salvar vidas durante todos os meses:

É importante lembrar sempre que a depressão não tem mês e nem dia, não podemos dar a atenção somente no mês de Setembro.

Novo álbum de Naka mrl

Brasileiro nascido no Japão, Naka mrl construiu o álbum durante um período também bastante difícil em sua vida e conta que a música foi uma das formas de desafogar seus sentimentos. O músico incentiva todos que compartilham da mesma dor a buscar ajuda:

O intuito sempre foi escrever pra me ajudar e ajudar pessoas com depressão. Eu canto coisas que eu mesmo preciso aprender e, escutando, percebo o que devo fazer.

Bem-Vindo, Setembro! é marcado por músicas inicialmente mais melancólicas que escalam para melodias mais energéticas e brilhantes. O registro foi composto com a intenção de explorar primeiramente as fases mais sombrias e profundas da melancolia depressiva até que, em suas últimas canções, começamos a perceber vibrações mais alegres com ritmos mais marcados, demonstrando as batalhas e vitórias do artista sobre a própria depressão.

Com diversas participações especiais, entre elas dantt, Bruno Pelloni, Lili AM, Kunganii, Kentarou, Bueno e G.GÃO, o álbum de Naka traz referências que vão de Red Hot Chili Peppers até Eminem. Ele conta que o ano de 2018 teve um papel fundamental na transformação de sua música, quando conheceu o que chama de sadsongs, vertente do rap com grande referência a Konai, Nanasai, entre outros.

Você pode conferir o álbum Bem-Vindo, Setembro! no player ao final da matéria e, em seguida, saber um pouco mais sobre a campanha Setembro Amarelo.

Setembro Amarelo

Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza nacionalmente o Setembro Amarelo. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante todo o ano.

​Com o objetivo de prevenir e reduzir os tristes e crescente números de suicídios registrados a cada ano, o Setembro Amarelo cresceu e hoje conquistou o Brasil inteiro. Através do site setembroamarelo.com, os organizadores da ação disponibilizam uma página repleta de materiais para auxiliar a todos.

​A sua vida importa. Em caso de necessidade, não hesite em procurar ajuda. No Brasil, o Centro de Valorização da Vida – CVV atende de forma gratuita e confidencial 24 horas por dia, através do telefone 188. Também há as opções de atendimento pelo email e chat disponíveis no site www.cvv.org.br.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!