neill blomkamp
Foto: Reprodução

Rinha de diretores! Pelo menos é o que parecia estar acontecendo depois que Neill Blomkamp, conhecido por bons trabalhos como Distrito 9 e Chappie, xingou Denis Villeneuve ao compartilhar uma notícia sobre o colega de profissão: “What a fucking asshole” (ou algo como “idiota de merda” e “c*zão do c*ralho”, em tradução livre).

Blomkamp não teria gostado nada da forma como Villeneuve se posicionou em relação aos filmes de super-herói da Marvel. Em entrevista ao jornal espanhol El Mundo, o diretor de Duna afirmou que há muitos filmes da Marvel que não passam de cópias uns outros.

O problema é que temos muitos filmes da Marvel que não passam de um ‘corta e cola’ de outros… talvez esse tipo de filme tenha nos transformado em zumbis…

O comentário veio após pergunta sobre o pessimismo de Martin Scorsese quanto aos grandes blockbusters do mercado, incluindo os filmes da Marvel. Apesar de não ter poupado o estúdio, Villeneuve afirmou também que “não é capaz de se sentir pessimista quanto a isso”.

Em respostas ao seu tweet, porém, Blomkamp riu quando um fã ironizou os sites que estavam noticiando o suposto conflito. Ele também tuitou que estava sendo irônico e, na verdade, amava Villeneuve.

Repercussão negativa de Neill Blomkamp

Mesmo assim, as declarações não agradaram aos fãs e alguns colegas de Hollywood. Scott Derrickson (Doutor Estranho) não foi enfático como Blomkamp, mas também se manifestou.

Ele compartilhou um tweet que havia feito em 2020:

Como diretor, não falo mal do trabalho de outros diretores mesmo quando não gosto de algo que eles fizeram. O trabalho já é difícil para todos nós e ninguém está se propondo a fazer filmes ruins.

Ele ainda completou, sendo mais direto:

Qualquer um que sai por aí dizendo que os filmes da Marvel são todos iguais a) não viu todos os filmes, então não deveria assumir que eles são iguais, ou b) viu todos eles porque hey, eles na verdade gostam de ver filmes da Marvel.

Villeneuve recentemente também havia falado sobre os filmes da Marvel com esse tom crítico. Em uma entrevista ao site francês Premiere, ele afirmou que “são filmes feitos em um mesmo molde. Alguns cineastas podem adicionar um pouco de cor a eles, mas todos são lançados na mesma fábrica”.

Denis Villeneuve está dando muitas entrevistas e sob tantos holofotes por causa da estreia de Duna, um dos filmes mais esperados do ano. O lançamento está marcado para o dia 21 de outubro.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!