John Lydon do Sex Pìstols com o Public Image Ltd em 2015
Foto de John Lydon via Shutterstock

John Lydon criticou seus ex-companheiros do Sex Pistols após recentemente perder uma batalha judicial para eles.

Além de chamar os músicos de “maus” e “venenosos”, o vocalista da lendária banda de Punk revelou que o processo o deixou “arruinado financeiramente”.

No último mês, o guitarrista Steve Jones e o baterista Paul Cook, com o consentimento do baixista Glen Matlock, entraram com uma ação contra Lydon após o vocalista se recusar a licenciar as músicas do Sex Pistols para a trilha sonora da nova série biográfica sobre o grupo dirigida por Danny Boyle (Trainspotting) e financiada pela FX, subsidiária da Disney.

Como te contamos aqui, o juiz Anthony Mann decidiu a favor de Jones e Cook após constatar que John Lydon estava ciente das regras de um “acordo com os membros da banda” (BMA – band member agreement), que foi realizado pelos integrantes dos Pistols em 1998, permitindo que as decisões de licenciamento fossem feitas de forma democrática, ou seja, pela maioria.

John Lydon se manifesta

Após a decisão, em uma entrevista ao The Telegraph (via Loudersound), Lydon falou sobre as consequências do processo. Ele revelou estar “falido” e não economizou nas críticas aos seus ex-colegas de banda:

Estou seriamente em um estado de ruína financeira. Não tenho mais poupanças, nem empréstimos, nem pensões. Eu não tenho nada… estou fodido, e estou arruinado de tantas maneiras diferentes.

Todo esse rolo compressor de confusão me custou milhões. Um ataque tão horrível e desagradável; eu nunca esperei que Steve, Paul e Glen fossem tão maus. E nunca nos sentamos e conversamos sobre isso.

Isso virou dinheiro de Walt Disney contra mim. Quem você acha que vai ganhar? O dinheiro fala e Johnny Rotten dá um passeio. Vivemos em um mundo estranho, bem estranho. Os Sex Pistols se tornaram propriedade da porra do Mickey Mouse. 

Steve Jones e Paul Cook disseram que sabiam que essa ação [legal] destruiria a banda. Então por que fazer isso? Eles realmente são venenosos, porque eles não se importam em lhe vender uma mentira.

Em seguida, o músico reforçou a preocupação com sua situação financeira já que suas opções de emprego são limitadas. Isso porque, neste momento, ele está cuidando em tempo integral de sua esposa Nora, que possuí Alzheimer.

Atualmente Lydon está no Reino Unido em uma turnê de poesia que deve durar até meados de Novembro. O cantor disse que teme não conseguir continuar arcando com o caro tratamento de saúde de sua esposa por conta da decisão do tribunal. Ele falou:

Se alguma coisa acontecesse comigo, o que poderia acontecer com Nora? Visto que eles roubaram todo o meu dinheiro. É um problema muito sério… Vou ter que trabalhar muito para conseguir algo como um ambiente fundamentalmente estável para cuidar de meus entes queridos. Isso é o que eles fizeram comigo. Obrigado, meninos!

Pistol, a série dirigida por Danny Boyle, conta com seis episódios baseados nos relatos do livro Lonely Boy: Tales from a Sex Pistol (2016). Ela está prevista para ser lançada em 2022.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!